Instalações Recreativas no Contexto da Gestão de Destinos
Palavras-chave:
Turismo, Expectativa do Turista, Gestão de Turismo, Equipamentos de LazerResumo
A gestão de destino deve tomar as decisões corretas para executar com sucesso as atividades turísticas em um destino turístico. Entretanto, os gestores de destino lidam com dificuldades para tomarem decisões assertivas relacionadas aos destinos turísticos porque eles possuem uma estrutura complexa: neles existem muitos stakeholders com interesses que podem conflitar; resultados – relacionados às decisões – muitas vezes só podem ser vistos a longo prazo; a percepção de risco é alta, etc. Portanto, este estudo visa criar um contributo de informações sobre as expectativas dos turistas em relação ao mecanismo de tomada de decisões na gestão de destino. Para isso, a pesquisa foi projetada em duas etapas. A primeira é um processo qualitativo que identifica e categoriza as expectativas dos turistas com relação aos equipamentos de lazer. A segunda é baseada no Modelo de Kano e analisa a ponderação e a classificação dessas expectativas. Os resultados da pesquisa revelam as prioridades dos turistas em relação aos equipamentos de lazer no destino para o mecanismo de tomada de decisão em gestão de destino. Foi observado que a vida noturna tem uma prioridade importante no que diz respeito às expectativas de lazer.