Gestão de Destinos Turísticos baseado em evidências:

Proposta de um modelo conceitual de Observatórios de Turismo

Autores

Palavras-chave:

Observatório de turismo, Modelo conceitual, Tomada de decisões baseadas em dados, RBOT

Resumo

A produção de informações para a tomada de decisões no turismo é um tema sensível e crucial, que carece de instrumentos apropriados para uma boa gestão e uso eficiente das mesmas. Ao longo dos últimos anos os observatórios de turismo ganharam relevância por serem recursos institucionais que permitem o acompanhamento do desempenho do turismo, enquanto dota gestores públicos e privados com informações para uma melhor tomada de decisões baseadas em dados. Entretanto, há uma carência de estudos que busquem compreender a inter-relação e os destes instrumentos. Objetivando preencher esta lacuna, o presente estudo constrói um modelo conceitual dos observatórios de turismo, levando em conta os stakeholders envolvidos, possíveis produtos derivados do ordenamento de dados produzidos pelos observatórios e resultados derivados do uso eficiente destes instrumentos. O modelo derivado deste estudo permitirá compreender elementos determinantes de observatórios, propiciará base taxonômica que poderá ser utilizada para avaliação de suas atividades e servirá de base para a criação de novos observatórios.

Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS-RS). Professor do Curso de Bacharelado em Turismo na Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. Professor Permanente no Mestrado em Turismo na Universidade Federal do Paraná. Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE. Diretor da ABRATUR - International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil.

Osiris Marques, UFF

Doutor. Professor Associado da Faculdade de Turismo e Hotelaria , Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Valério Souza-Neto, USP-EACH

Mestre. Doutorando em Ciências (Área de concentração: Desenvolvimento do Turismo), Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Laissa Pacheco , UFF

Bacharela. Mestranda em Turismo pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Gestão de Destinos e Destinos Inteligentes na Am´érica Latina e Ásia