Notas sobre bebês e seus encontros com a poesia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A compreensão das especificidades que matizam a relação da criança com o mundo possibilita que seja acolhida desde muito cedo ao seio de manifestações da linguagem literária. Essa linguagem vai se ajustando ao interlocutor visado, aspecto em evidência quando se fala em literatura infantil que, desde o seu surgimento, define-se pelo seu recebedor. Este artigo se atém às demandas de bebês no tocante à linguagem literária e a possibilidades da produção cultural voltada ao atendimento de tais demandas, considerando mudanças significativas que ocorrem nos primeiros anos de vida humana. Assim, indagamos: como se inauguram os contatos de bebê com a linguagem e, notadamente, com a poesia? O presente texto tem como objetivo discutir o encontro de bebês com as linguagens, mais particularmente, com a linguagem literária de natureza poética. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e de natureza bibliográfica que estabelece interlocução com aporte teórico de Bordini (1986), Parreiras (2012), Debus (2006) e toma como material literário possível de interlocução cantigas de origem popular e os poemas autorais “A chuva está chorando” e “Canção para ninar dromedário”, de Sérgio Capparelli (1999). Destacamos, assim, a potência da poesia que habita as canções de ninar, os brincos, as quadras, bem como a linguagem literária e poética presente na exploração de poemas veiculados em livros literários infantis. Assumimos que os bebês são leitores, a partir da leitura sensorial e da experimentação do objeto livro, uma vez que são sujeitos de linguagens e de direitos, desejosos de explorar o mundo que os cerca.
Detalhes do artigo
Referências
GONÇALVES, Fernanda. As palavras e seus deslimites: a relação dos bebês com os livros no contexto da Educação Infantil. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), Florianópolis, 2019.
DEBUS, Eliane. Festaria de brincança: a leitura literária na educação infantil. São Paulo: Paulus, 2006.
DEBUS, Eliane; BALSAN, Silveira Ferreira de Souza. Os recursos para o contar histórias... das tramas que o entretecem. In: GIROTTO, Cyntia Graziella G. Simões; SOUZA, Renata Junqueira de Souza (Orgs.). Literatura e educação infantil: para ler, contar e encantar. Mercado das Letras: Campinas, 2016.
DEBUS, Eliane; SPENGLER, Maria Laura Pozzobon; GONÇALVES, Fernanda. O livro objeto e suas (arte)manhas de construção. Curitiba, PR: Mercado livros, 2020.
BARBOSA, Marinalva Vieira. Sujeito, linguagem e emoção a partir do diálogo entre e com Bakhtin e Vigotski. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (orgs.). Emoção, memória, imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2011. [p.11- 33]
BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. Série Princípios. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1986.
CAPPARELLI, Sérgio. A árvore que dava sorvete. Il Laura Castilhos. Porto Alegre: Projeto1999.
GOBBI, Maria Aparecida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014.
KUPIEC, Anne; NEITZEL, Adair, CARVALHO, Carla. A mediação cultural e o processo de humanização do homem. Antares: Letras e Humanidades. vol.6, n°11, jan-jun. 2014. Disponível em http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2565/1669 Acesso em 20 abril 2023.
NUNES, Lygia Bojunga. Livro: um encontro com Lygia Bojunga Nunes. Rio de Janeiro: Agir, 1988.
RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura infantil: de ponto a ponto. Curitiba: CRV, 2010.
RAMOS, Flávia; MARANGONI, Marli Cristina Tasca. Poesia: uma casa para as infâncias. Signo [ISSN 1982-2014]. Santa Cruz do Sul, v. 45, n. 83, p. 37-48, maio/ago. 2020.
PARREIRAS, Ninfa. Do ventre ao colo, do som à leitura: livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.
VOLTARELLI, Monique Aparecida; BARBOSA, Etienne Baldez Louzada. As linguagens e expressões: entre as singularidades e especificidades da infância. In: Em Aberto (INEP), 2021. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4600/3946 Acesso em 26 de março de 2023.