Notas sobre bebês e seus encontros com a poesia

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Marli Cristina Tasca Marangoni
Fernanda Gonçalves
Flávia Brocchetto Ramos

Resumen

A compreensão das especificidades que matizam a relação da criança com o mundo possibilita que seja acolhida desde muito cedo ao seio de manifestações da linguagem literária. Essa linguagem vai se ajustando ao interlocutor visado, aspecto em evidência quando se fala em literatura infantil que, desde o seu surgimento, define-se pelo seu recebedor. Este artigo se atém às demandas de bebês no tocante à linguagem literária e a possibilidades da produção cultural voltada ao atendimento de tais demandas, considerando mudanças significativas que ocorrem nos primeiros anos de vida humana. Assim, indagamos: como se inauguram os contatos de bebê com a linguagem e, notadamente, com a poesia? O presente texto tem como objetivo discutir o encontro de bebês com as linguagens, mais particularmente, com a linguagem literária de natureza poética. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e de natureza bibliográfica que estabelece interlocução com aporte teórico de Bordini (1986), Parreiras (2012), Debus (2006) e toma como material literário possível de interlocução cantigas de origem popular e os poemas autorais “A chuva está chorando” e “Canção para ninar dromedário”, de Sérgio Capparelli (1999).  Destacamos, assim, a potência da poesia que habita as canções de ninar, os brincos, as quadras, bem como a linguagem literária e poética presente na exploração de poemas veiculados em livros literários infantis. Assumimos que os bebês são leitores, a partir da leitura sensorial e da experimentação do objeto livro, uma vez que são sujeitos de linguagens e de direitos, desejosos de explorar o mundo que os cerca. 

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Cómo citar
Tasca Marangoni, M. C. ., Gonçalves, F., & Brocchetto Ramos, F. . (2025). Notas sobre bebês e seus encontros com a poesia. CONJECTURA: Filosofia E educação, 29, e024018. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/revistas/index.php/conjectura/article/view/553
Sección
Dossiê
Biografía del autor/a

Marli Cristina Tasca Marangoni, Universidade de Caxias do Sul

possui graduação em Letras (2004), mestrado em Letras e Cultura Regional (2006) e doutorado em Letras (2015), pela Universidade de Caxias do Sul, com estudo voltado à leitura de poesia. É Pós-doutoranda em Educação (UCS) e professora da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves, atuando também no assessoramento pedagógico e na docência do Ensino Médio.Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação. Desenvolve trabalhos e estudos principalmente nos seguintes temas: Leitura, Literatura, Poesia e mediação. Atuou como avaliadora do PNBE (2013-2015) e do PNLD 2018 e 2019 (atualização BNCC), em Língua Portuguesa. Integrou a Coordenação Adjunta do PNLD Literário 2018, PNLD Literário 2020 e PNLD Literário 2021.

Fernanda Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina), pesquisadora no Grupo de pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (Literalise/UFSC). Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED) e Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (PMF/DEI).

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Professora Titular na Universidade de Caxias do Sul. Doutor e Mestre em Letras pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras e Biblioteconomia pela UCS. Realizou estágio de pós-doutoramento em Educação na FaE/UFMG. Desenvolveu pós-doutorado, como pesquisadora sênior pela CAPES, na Universidade de Lisboa, no Instituto de Ciências Sociais, sob orientação de José Machado Pais. Na docência, atuou na Educação Básica na rede pública e é docente em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Letras). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação (Cursos de Mestrado e Doutorado) no biênio 2017 a 2019. Membro do Comitê Interno do PIBITI/CNPq e do PROBITI/FAPERGS da Universidade de Caxias do Sul desde 2011. É editora na Revista Conjectura/UCS. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura infantil, focalizando leitura, literatura, biblioteca e mediação de leitura na Educação Básica. Autora de livros e de artigos em periódicos especializados. Orienta estágios, bolsas de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Líder do Grupo Observatório de Leitura e Literatura - OLLI, cadastrado no CNPq. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC e, no período de 2010 a 2014, do Programa Nacional Biblioteca da Escola. Membro da Comissão Técnica para o Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE 2015, por indicação da Secretaria de Educação Básica, do Ministério de Educação. Integrante da Coordenação Adjunta da SEB/MEC do PNLD 2018, em Língua Portuguesa e da Coordenação Pedagógica do PNLD Literário 2018 e PNLD Literário 2020. Em 2022, recebeu a outorga Mérito Científico - Medalha Virvi Ramos - pelo Conselho Universitário da Universidade de Caxias do Sul.

Citas

GONÇALVES, Fernanda. As palavras e seus deslimites: a relação dos bebês com os livros no contexto da Educação Infantil. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), Florianópolis, 2019.

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