Os novos rumos da Educação Jurídica Superior para a sua efetivação sustentável e fraterna
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v14.n2.01Palavras-chave:
Direito, Docente, Ensino-Aprendizagem, Pesquisa, pesquisaResumo
O processo educacional pode ser entendido como uma tarefa política. No Brasil esse papel fica ainda mais evidente, já que a Educação Superior ainda é restrita e desigual. A intenção para a elaboração desta pesquisa surgiu após a percepção de que mudanças profundas estão sendo implementadas na Educação Jurídica Superior, alavancadas pelas novas tecnologias e pela globalização. O papel do bacharel em Direito vem mudando em uma sociedade multifacetada, que traz consequências positivas e negativas para o ensino-aprendizagem. A perspectiva tradicional da educação, considerando o estudante uma tábua rasa em face da posição hierárquica superior do(a) docente, não surte mais efeitos para o ensino-aprendizagem dos(as) discentes, já que o mundo necessita de profissionais mais engajados, criativos e autônomos. Assim, objetiva-se descrever o papel do(a) docente para a efetivação de uma Educação Jurídica Superior sustentável e fraterna voltada para a pesquisa, incentivando o protagonismo do(a) estudante e o desenvolvimento humanista na Educação Jurídica Superior. Ao final será possível concluir que o(a) docente da contemporaneidade deve ser um profissional humanista e fraterno, se colocando no plano educacional ao lado do(a) discente como interlocutor/colaborador no processo de ensino-aprendizagem pautado na interdisciplinaridade. Além disso, deve-se incentivar a pesquisa e desenvolvimento de uma educação humanista e ambiental. A pesquisa segue uma linha bibliográfica de natureza descritivo-exploratória, pelo método dedutivo com abordagem qualitativa.
Referências
ALMEIDA, Frederico; SOUZA, André Lucas Delgado; CAMARGO, Sarah Bria de. Direito e Realidade: Desafios para o ensino jurídico. Revista Ensino do Direito em Debate: reflexões a partir do 1º Seminário Ensino Jurídico e Formação de Docentes. Org. José Garcez Ghirardi e Marina Feferbaum. São Paulo: Direito GV, 2013.
BARZOTTO, Luciene Cardoso. A Educação Jurídica na Era Colaborativa. Direito e Fraternidade: em busca de concretização. Org. Carlos Augusto Alcântara Machado; Clara Cardoso Machado Jaborandy; Luciene Cardoso Barzotto. Aracaju: EDUNIT, 2018.
BEZERRA, Ana Keuly Luz; ANDRADE, Maristela Oliveira de; NETO, José Machado Moita. Práticas de justiça na atividade jurisdicional do direito ambiental e seus operadores: em busca da efeividade. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 12, n. 01, janeiro/abril 2022, p. 310-333. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/8568/5213. Acesso em: 15 de fev. de 2023.
BOOTH, Wayne C; COLOMB, Gregory G. WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. Tradução de Henrique A. Rego Monteiro. São Paulo: Martins Fomes, 2000.
BORGES, Gustavo Silveira; LEANDRO, Rafael. Direitos da natureza no “novo” constitucionalismo latino-americano: convergências em direção ao decrescimento. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 12, n. 01, janeiro/abril 2022, p. 123-141. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/8224/5202. Acesso em: 15 de fev. de 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2018. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 05 de fev. 2023.
BRITTO, Marcel; DUARTE, Renan Fernandes. Considerações sobre o ensino jurídico: entre o discurso e a tradição. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica. E-ISSN 2525-9636, Curitiba, v. 2, p. 64-84, jul/dez. 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/322677751_Consideracoes_Sobre_o_Ensino_Juridico_Entre_o_Discurso_e_a_Tradicao. Acesso em: 20 de jan. de 2023.
CABRAL, Raquel; GEHRE, Thiago. Guia da Agenda 2030: integrando ODS, educação e socidade. Ilustração de Lucas Fúrio Melara. São Paulo: Lucas Fúrio Melara: Raquel Cabral, 2020.
DICKMANN, Ivo; CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Educação Ambiental Freiriana. Chapecó: Livrologia, 2021.
ENRICONE, Délcia. Atuação Docente no Ensino Jurídico. Metodologia do Ensino Jurídico: revisão crítica. [recurso eletrônico]. Org. Délcia Enricone, Mártin Haeberlin; autores Carlos Alberto Molinaro [et. al.]. Dados Eletrônicos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
FONSECA, Luciana Costa da; LIMA, Caroline Figueiredo. O meio ambiente sadio como direito humano: um olhar sobre a OC n. 23/2017. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/9440. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 10, n. 3 – set./dez. 2020, p. 120-144. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/9440/4431. Acesso em: 18 de jan. de 2023.
FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, C. R. (org.) O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982. p. 89-101.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. Editora Atlas SA, 2008.
GORDILLO, Heron; BRITO, Fernando de Azevedo Alves. A Educação Ambiental e o Ensino Jurídico: Evidenciando Liames. Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo. Maranhão, v.3, n. 2, p.22-41, Jul/Dez. 2017. Disponível em https://indexlaw.org/index.php/Socioambientalismo/article/view/2314/pdf. Acesso em: 20 de jan. de 2023.
JABORANDY, Clara Cardoso Machado. A Fraternidade no Direito Constitucional Brasileiro: Um instrumento para proteção de Direitos Fundamentais Transindividuais. 2016. 204 p. Tese (Doutorado em Direito) Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, 2016.
KOSOP, Roberto José Covaia; LIMA, José Edmilson de Souza. O ecocentrismo frente à naturalização do universalismo: contornos decoloniais de uma episteme plural. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 11, n. 3, set/dez 2021, p. 8-33. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/10686. Acesso em: 18 de jan. de 2023.
LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Revista Educação & Sociedade, v. 20, n. 68, p. 239-277, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GVJNtv6QYmQY7WFv85SdyWy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 de fev. de 2023.
LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação ambiental no Brasil: formação, identidades e desafios. São Paulo: Papirus, 2015.
MAGALHÃES, Átila de Alencar Araripe; LIMA, Renata Albuquerque. Aplicando Metodologias Ativas no Ensino do Direito no Brasil. In: Direito, educação, epistemologias, metodologias do conhecimento e pesquisa jurídica. Organização CONPEDI/Unb/UCB/IDP/UDF; coordenadores: Carlos André Birnfild, Samyra Haydêe Dal Naspolini Sanches, Orides Mezzaroba. Florianópolis: CONPEDI, 2016, p. 307-322.
MEURER JUNIOR, Ezair José. Uma reflexão ao ensino jurídico nos dias atuais: a discussão pedagógica sobre o processo de ensino-aprendizagem e a separação do método tradicional. In: Direito, Educação, ensino e metodologias jurídicas II. Organização CONPEDI/UFPB; coordenadores Fernando Antônio de Carvalho Dantas, Antônio Germano Ramalho, Mônica Mota Tassigny. Florianópolis: CONPEDI, 2014. p. 6-21.
MOURA, Marcelo de Souza. A função social do professor de Ensino Jurídico no novo milênio: uma perspectiva weberiana. Âmbito Jurídico, 2007. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-35/a-funcao-social-do-professor-de-ensino-juridico-no-novo-milenio-uma-perspectiva-weberiana/. Acesso em: 23 de fev. de 2023.
NERVO, Alessandra Cristiane dos Santos; FERREIRA, Fábio Lustosa. A importância da pesquisa como princípio educativo para a formação científica de educandos do ensino superior. In: Amparo: Educação em foco. Edição n. 07, p. 31-40, 2015. Disponível em: www.unifia.edu.br/revista-eletronica/revistas/educação-foco/artigos/ano2015/importancia-pesquisa-paraformaçãocientifica.pdf. Acesso em: 23 de fev. de 2023.
OLIVEIRA, Olga Maria Boschi Aguiar de. Ensino Jurídico e Fraternidade. Direito e Fraternidade: em busca da concretização. Org. Carlos Augusto Alcântara Machado; Clara Cardozo Machado Jaborandy; Luciene Cardoso Barzotto. Aracaju: EDUNIT, 2018.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. Colaboradores José Augusto de Souza Peres (et al). São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS FILHO, Agripino Alexandre dos. Crise ambiental moderno: um diagnóstico interdisciplinar. Porto Alegre: Redes Editora, 2015.
SILVA, José Irivaldo Alves de Oliveira; NUNES, Gutyelson Henrik Firmino. Direitos Humanos e educação: diretrizes fundamentais. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 11, n. 2, maio/ago 2021, p. 44-76. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/10360/4726. Acesso em: 15 de fev. de 2023.
SILVA, Tatiane Mareto. A Experiência do Ensino com Pesquisa em uma necessária Revisitação do Conceito de (Sala de) Aula Universitária. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, v. 2, p. 127-143, 2016. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/1311/pdf. Acesso em: 20 de fev. de 2023.
SILVEIRA, Clóvis Eduardo Malinverni da. A pesquisa na área de Direito Ambiental e sociedade: considerações metodológicas e caracterização das linhas de pesquisa do PPGDir/UCS. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 6, n. 1, 2016, p. 273-298. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/artigo-direito-doutorado.pdf. Acesso em: 11 de fev. de 2023.
SOARES, Marisa; SEVERINO, Antonio Joaquim. A prática da Pesquisa no Ensino Superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 23, n. 2, Campinas, 2018, p. 372-390. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3480. Acesso em: 23 de fev. de 2023.
STRECK, Danilo R; REDIN, Euclides, SITKOSKI, Jaime José. Dicionário de Paulo Freire. Danilo R. Streck, Euclides Redin, Jaime José Sitkoski (org.). 2ª ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
WANDERLEY, Luiz Eduardo W. O que é universidade. Brasiliense, 2017.
WARPECHOWSKI, Ana Cristina Moraes. Políticas Públicas e os ODS da Agenda 2030. Belo Horizonte: Fórum, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Direito Ambiental e Sociedade
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.