Indústria 4.0 como ferramenta na engenharia de manutenção com base na metodologia TPM
Abstract
Atualmente as empresas tem como medidor de eficiência global o OEE. Dentre vários fatores que influenciam neste indicador este trabalho evidenciará a importância da área de engenharia de manutenção dentro de um processo fabril. A disponibilidade de máquina tem de ser otimizada e precisa atingir níveis de excelência, para manter a empresa sustentável dentro de um mercado cada vez mais competitivo. Baseado nisto os setores de manutenção buscam ferramentas e metodologias para auxiliar neste processo. A metodologia TPM é uma das principais ferramentas comprovadamente eficazes na busca pela melhora de disponibilidade e confiabilidade de equipamento. A análise de falha é um dos pilares presentes na metodologia TPM, onde se tem como objetivo a solução definitiva para que a falha não volte a acontecer. O correto apontamento das falhas pelo equipamento é muito importante para uma análise correta. Neste ponto a indústria 4.0 disponibiliza uma ferramenta muito útil e eficaz, aumentando a confiabilidade dos dados analisados.
References
Haroldo Ribeiro, “ Manutenção produtiva total: A bíblia do TPM”, PDCA Editora, 1ª edição, São Caetano do Sul, 2014.
J. Antunes; A. F. Klipel; A. Seidel; M. Klipel, “ Uma revolução na produtividade: A gestão lucrativa dos postos de trabalho”, Bookman Editora, Porto Alegre, 2013.
Seichi Nakajima, “Development Program: Implementing Total Productive Maintenance”, Editora Productivity Press, Cambridge, 1989.
Iony Patriota de Siqueira, “ Manutenção Centrada em confiabilidade: Manual de implementação”, Qualitymark Editora, 3ª reimpressão, Rio de Janeiro, 2014.
Harilaus G. Xenos, “ Gerenciando a Manutenção Produtiva”, EDG Editora, 1ª edição, Belo Horizonte, 1998.
Gil Branco Filho, “ Indicadores e índices de manutenção”, Ciência Moderna Editora, 1ª edição, Rio de Janeiro, 2006.
Haroldo Ribeiro, “ Desmistificando o TPM”, PDCA Editora, 1ª edição, São Caetano do Sul, 2010.
IM&C International, Japan Institute of Plant Maintenance, Tokyo. Curso de Manutenção planejada TPM – Total Productive Maintenance, São Paulo, 2000.
Enon Lércio Nunes “Saberes da manutenção: uma visão sistêmica” UFPR Editora, 1ª edição, Curitiba, 2015.
A. Kardec; J. Nascif “MANUTENÇÃO função estratégica”, Qualitymark Editora, 4ª edição, Rio de Janeiro, 2012.
K. Mobley; L. R. Higgins; Wikoff, “Maintenance Engineering Handbook”, New York Editora, 7ª Edição, Nova Iorque, 2008.
W.J. Kennedy; J. W. Patterson; L. D. Fredendall, ”An overview of recent literature on spare parts inventories”. International Journal of Production Economics, 2001.
Gil Branco Filho, “A organização, o Planejamento e o Controle da manutenção”, Ciência Moderna Editora, 1ª edição, Rio de Janeiro, 2008.
Associação das Normas Técnicas, NBR 5462, Confiabilidade e mantenabilidade, ABNT, Rio de Janeiro, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).