Manutenção Preditiva na indústria 4.0
Abstract
No momento atual, onde os equipamentos relacionados ao processo produtivo necessitam estar sempre disponíveis, a manutenção começa a desempenhar um papel estratégico dentro da empresa. Frequentemente a manutenção se depara com situações onde a agilidade na liberação de equipamentos é primordial. Buscando minimar as paradas de planta o trabalho de detecção antecipada de falhas nos equipamentos é uma necessidade presente nas indústrias. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma solução em manutenção preditiva de equipamentos rotativos industriais. Com o objetivo de identificar vibrações no motor e mancais do conjunto do ventilador de um exaustor industrial usando ferramentas da indústria 4.0 para uma monitoração online do equipamento. A análise foi realizada em caráter experimental através de sensores de vibração (acelerômetros) instalados em um exaustor industrial. Esse sistema é conectado em rede com servidor local, onde as anomalias podem ser acompanhadas em qualquer terminal da fábrica ou até mesmo por um smarphone.
References
Haroldo Ribeiro, “Desmistificando o TPM”, PDCA Editora, 1ª edição, São Caetano do Sul, 2010.
Iony Patriota de Siqueira, “Manutenção centrada na confiabilidade”
Rio de janeiro: qualitymark Editora, 3 edição, 2014.
Alan Kardec Pinto, Julio Aquino Nascif Xaxier, “Manutenção função estratégica”, qualitymark editora, 2010.
E. L. Nunes, “Saberes da Manutenção: uma visão sistêmica”, editora: UFPR, Paraná, 2015.
L. C. Nepomuceno, “Técnicas de Manutenção Preditiva”, editora Edgard Blucher, São Paulo, 2012. pp 41 – 42.
Associação das Normas Téncicas, NBR 5462, “Confiabilidade e mantenabilidade”, ABNT, Rio de Janeiro, 1994.
M. P. NORTON, “Fundamentals of noise and vibration analysis for engineers”. 2 edição. Cambridge, Cambridge University Press, 1994.
J. C. FERNANDES, “Segurança nas vibrações sobre o corpo humano”. Disponível em:
< www.feb.unesp.br/jcandido/vib/Apostila.doc >. Acesso em: 15 out de 2018.
Internacional Organization for Standardization, ISO 10806-1, Mechanical vibration - Evaluation of machine vibration by measurements on non-rotating parts-Part 1: General guidelines, ISO, Suiça, 1995.
Associação das Normas Téncicas, NBR 10082, “Análise de vibração mecânica de máquinas com velocidades de operação de 600 a 15000 RPM-bases para especificação e padrões de avaliação”, ABNT, Rio de Janeiro, 2011.
Internacional Organization for Standardization, ISO 2372, Mechanical vibration of machines with operating speeds from 10 to 200 rev/s -Basis for specifying evaluation standards, ISO, Suíça, 1974.
M.T. de ALMEIDA, “Vibrações mecânicas para engenheiros”, 2ª edição, Editora Edgard Blücher, São Paulo, 1990.
Internacional Organization for Standardization, ISO 20806-1, Mechanical vibration - Measurement and evaluation of machine vibration-- Part 1: General guidelines, ISO, Suiça, 2016.
Gil Branco Filho “Indicadores e índices de manutenção”, Ciência Moderna editor, 1ª edição, Rio de Janeiro, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).