Apreendendo e Discutindo sobre Resíduos Sólidos Urbanos através de uma Proposta Interdisciplinar

Authors

  • Eliete Dal Molin Colégio São José – Caxias do Sul/RS
  • Elisandra Alves da Silva E.E.E.M. Dr Assis Antônio Mariani – Caxias do Sul/RS
  • Luana Gonçalves Soares E.E.E.M. Professor Apolinário Alves dos Santos – Caxias do Sul/RS
  • Marlete Vargas Frey Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza – Caxias do Sul/RS

Abstract

Atualmente é comum dentre os temas discutidos, sobre tudo nas grandes cidades, o grande volume de lixo gerado pela população urbana. Esta discussão ganha ênfase pelo princípio da conservação das massas, que diz que na natureza nada se cria e nada se perde tudo se transforma. O presente artigo é produto do trabalho desenvolvido na disciplina de Projetos Interdisciplinares no curso do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul. O trabalho consiste em uma proposta interdisciplinar no formato de uma UEPS descrita em seis momentos e tendo como partida uma problematização sobre o tema Resíduos Sólidos, seguido do questionamento de como seria possível diminuir o excessivo volume em que os mesmos são gerados na comunidade. O objetivo geral se trata em proporcionar o domínio dos conteúdos, argumentação e a autonomia dos estudantes em relação à temática abordada. Foram utilizados para embasar o trabalho os autores: Batista e Salvi (2003, 2006), Stenhouse (1974) e Santomé (1998). A argumentação apresentada no texto busca destacar que o movimento da interdisciplinaridade pode transformar profundamente a qualidade da educação escolar por intermédio de seus processos de ensino. O Ensino de Ciências da natureza, bem como, das demais áreas do conhecimento, devem além de ensinar conteúdos, promover a cidadania.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p198

References

STENHOUSE, L. (1978). An Introduction to Curriculum Research andDevelopment. London: Heinemann.

BATISTA, I. L., SALVI, R. F. Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade no ensino: pensamento complexo e reconciliação integrativa. In: INTERNATIONAL MEATING ON MEANINGFUL LEARNING, 6, 2003, Maragogi/Al. Meaningful Learning Thinking-Feeling Doing. Anais... Maceió: Q Gráfica, 2003.

BATISTA, I. L., SALVI, R. F. Perspectiva Pós-moderna e Interdisciplinaridade Educativa: Pensamento Complexo e Reconciliação Integrativa. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 8, no.2, pp. 147-159, 2006.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 275 p.

MOREIRA, M. A., MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Ed. Centauro. 2006.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

HOFFMANN, Jussara M.L. Avaliação: mito e desafio-uma perspectiva construtivista. Educação e Realidade, Porto Alegre, 1991.

Downloads

Published

03/08/2017

How to Cite

Dal Molin, E., Alves da Silva, E., Soares, L. G., & Frey, M. V. (2017). Apreendendo e Discutindo sobre Resíduos Sólidos Urbanos através de uma Proposta Interdisciplinar. Scientia Cum Industria, 4(4), 198–201. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4897

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha