Aprendizagem Significativa na Construção de Mapas Conceituais
Abstract
Atualmente é de conhecimento geral as dificuldades enfrentadas em sala de aula no que se diz respeito à aprendizagem significativa, principalmente pela ausência de conhecimento prévio em estudantes. Desta forma, torna-se de suma importância a utilização de práticas pedagógicas que estimulem esses estudantes a questionar, criando desafios e provocando discussões, afim de, despertar os estudantes para o conhecimento e assim proporcionar a aprendizagem significativa de forma adequada. Para tal, desenvolveu-se uma atividade prática de construção de mapas conceituais sobre o Reino Protista, com o objetivo de aplicar conhecimentos teóricos previamente estudados, afim de estabelecer relações entre palavras-chave com planejamento, coerência e autonomia. Os estudantes agruparam-se em duplas e receberam, após explanação do conteúdo teórico, um conjunto de 43 palavras-chave pré-estabelecidas. A atividade foi desenvolvida com 190 alunos (95 duplas) do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Imigrante, localizado no município de Caxias do Sul. Ao final da atividade, foram entregues 90 mapas conceituais, representando 94% dos alunos envolvidos. Foi possível perceber a capacidade dos alunos em estabelecer relações entre as palavras-chave e o conteúdo estudado, bem como organização e clareza nas informações apresentadas, o que pode evidenciar a importância da utilização de mapas conceituais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e aprendizagem significativa.
References
Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 2000. 109 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2015.
V. Almeida e M. A Moreira. Mapas Conceituais no auxílio da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física. Revista Brasileira de Ensino de Física, Porto Alegre, V. 04, N. 4403, P.01-07, 27 FEV. 2009.
N. M. de S. Lanzillotta. Aprendizagem significativa é aprendizagem prazerosa. 2011. 52 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicopedagogia, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2011.
J. C. F. Santos. O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa. Rio de Janeiro, 2012. 9 p.
M. A Moreira. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas V e unidades de ensino potencialmente significativas. 2013. Tese (doutorado) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).