Aprendizagem Significativa na Construção de Mapas Conceituais

Authors

  • Luana Gonçalves Soares Universidade de Caxias do Sul
  • Jocelei Maria de Oliveira Pinto Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Atualmente é de conhecimento geral as dificuldades enfrentadas em sala de aula no que se diz respeito à aprendizagem significativa, principalmente pela ausência de conhecimento prévio em estudantes. Desta forma, torna-se de suma importância a utilização de práticas pedagógicas que estimulem esses estudantes a questionar, criando desafios e provocando discussões, afim de, despertar os estudantes para o conhecimento e assim proporcionar a aprendizagem significativa de forma adequada. Para tal, desenvolveu-se uma atividade prática de construção de mapas conceituais sobre o Reino Protista, com o objetivo de aplicar conhecimentos teóricos previamente estudados, afim de estabelecer relações entre palavras-chave com planejamento, coerência e autonomia. Os estudantes agruparam-se em duplas e receberam, após explanação do conteúdo teórico, um conjunto de 43 palavras-chave pré-estabelecidas. A atividade foi desenvolvida com 190 alunos (95 duplas) do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Imigrante, localizado no município de Caxias do Sul. Ao final da atividade, foram entregues 90 mapas conceituais, representando 94% dos alunos envolvidos. Foi possível perceber a capacidade dos alunos em estabelecer relações entre as palavras-chave e o conteúdo estudado, bem como organização e clareza nas informações apresentadas, o que pode evidenciar a importância da utilização de mapas conceituais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e aprendizagem significativa.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p241

Author Biographies

Luana Gonçalves Soares, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de Caxias do Sul, mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul e professora da rede pública de ensino na cidade de Caxias do Sul.

Jocelei Maria de Oliveira Pinto, Universidade de Caxias do Sul

Possui formação em Licenciatura em Ciências, Plena em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul, Especialização em Ensino de Ciências da Terra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ciências de la Educación pela Universidad Evangélica del Paraguay. Teve grande atuação como professora da rede pública de ensino nas disciplinas de Ciências e Biologia. Foi coordenadora e professora dos Estágios de Licenciatura nas Práticas de Ensino e Estágios Supervisionados no Curso de Ciências Biológicas; e foi responsável pelo Museu Itinerante e Interativo de Ciências e do projeto Central de Empréstimos de Material Didático Pedagógico Alternativo do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul

References

Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 2000. 109 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2015.

V. Almeida e M. A Moreira. Mapas Conceituais no auxílio da aprendizagem significativa de conceitos da óptica física. Revista Brasileira de Ensino de Física, Porto Alegre, V. 04, N. 4403, P.01-07, 27 FEV. 2009.

N. M. de S. Lanzillotta. Aprendizagem significativa é aprendizagem prazerosa. 2011. 52 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicopedagogia, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2011.

J. C. F. Santos. O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa. Rio de Janeiro, 2012. 9 p.

M. A Moreira. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas V e unidades de ensino potencialmente significativas. 2013. Tese (doutorado) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013

Downloads

Published

03/08/2017

How to Cite

Soares, L. G., & Pinto, J. M. de O. (2017). Aprendizagem Significativa na Construção de Mapas Conceituais. Scientia Cum Industria, 4(4), 241–243. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4917

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha