A Comunicação Digital e o Turismo: Análise dos Websites de Turismo do Município de Machadinho-RS [Brasil] / Digital Communication and Tourism: Analysis of Tourism Websites in the Municipality of Machadinho-RS [Brazil]
Palavras-chave:
Turismo, Tourism, Comunicação, Communication, Website, Machadinho-RS, Brasil, Brazil.Resumo
RESUMO
O grande número de informações, disponíveis na Internet, elevou o nível de exigência dos visitantes, fazendo com que a gestão turística seja obrigada a desenvolver novas estratégias comunicacionais para atrair turistas. Uma delas envolve a construção de websites voltados a divulgação de seus atrativos, com o intuito de despertar o interesse e fortalecer o relacionamento com seu público-alvo. Em razão deste contexto, o presente estudo buscou analisar os websites turísticos do município de Machadinho-RS [Brasil], observando as informações disponibilizadas aos turistas, visando constatar sua eficiência. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando, para a coleta de dados, o instrumento de pesquisa adaptado de Tomikawa (2009). Dentre os resultados obtidos a partir da análise ficaram evidenciadas falhas estruturais e a falta de informações que possam apresentar ao visitante uma visão completa das possibilidades a serem encontradas na destinação, transmitindo segurança e despertando interesse para a visitação.
PALAVRAS CHAVE
Turismo; Comunicação; Website; Machadinho-RS, Brasil.
ABSTRACT
The large amount of information available on the Internet has increased demand from visitors, causing tourism management to develop new communication strategies to attract tourists. One involves sites to publicize attractions, arouse interest and strengthen the relationship with your target audience. In this context, the present study analyzes the tourist sites in the municipality of Machadinho-RS [Brazil], looking at the information available to tourists, to verify their efficiency. To achieve this objective, an exploratory research of a descriptive character was carried out, with a qualitative approach, using, for data collection, a research instrument adapted from Tomikawa (2009). Among the results of the analysis, structural flaws and the lack of information that could give the visitor a complete view of the possibilities of being found at the destination were evidenced, transmitting security and arousing interest in the visitation.
KEYWORDS
Tourism; Communication; Website; Machadinho-RS [Brazil].
AUTORIA
Silvio Luiz Gonçalves Vianna – Doutor. Professor no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8588-3823 E-mail: slgvianna@ucs.br
Luana Teixeira de Lacerda - Mestra. Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6552493247889727 E-mail: luteixeiralacerda@gmail.com
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 8 JUL 20; Aceito: 26 OUT 20.
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