Explorando as Práticas Gerenciais nas Atividades Características do Turismo / Exploring Management Performance in Activities Characteristics of Tourism

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Business Management, Práticas Gerenciais, Supply Chain, Cadeia Produtiva, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, Brazil.

Resumo

RESUMO

O objetivo desse artigo foi o de identificar as práticas gerenciais de negócios relacionados diretamente à atividade turística, no âmbito de atuação intra e intersetorial dos elos da cadeia produtiva do turismo. Os setores estudados são Hotelaria, Alimentação, Transporte, Agência e Atrativos. Metodologicamente, o estudo teve natureza quantitativa, com abordagem descritiva. Os dados foram coletados por meio de um survey estruturado, aplicado a 85 gestores de empresas do setor turístico na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais [Brasil]. Observou-se que o setor de alimentação é o que mais necessita de inovação para fazer frente à menor longevidade das empresas. Os gestores que escolherem ingressar nos setores de atrativos, alimentação e agências terão de gerir uma maior diversidade de produtos, o que aumenta a complexidade da gestão. O setor de atrativos se mostrou o setor mais estruturado em relação à previsão de demanda e gestão da qualidade, enquanto que o de alimentação falha na previsão de demanda e na coleta de feedback dos clientes. Já as agências e as empresas de transporte apresentam remuneração média maior do que a dos outros setores. Assim, este artigo contribui ao agregar uma literatura, até então esparsa, e apresentar variáveis que podem ser acompanhadas por gestores de negócios turísticos e de políticas públicas para acompanhar o desempenho dos subsetores.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Práticas Gerenciais; Cadeia Produtiva; Juiz de Fora-MG, Brasil.

 

ABSTRACT

The objective of this paper was to identify the management practices performed by business directly related to tourism activity, within the scope of intra and intersectoral action of the links in the tourism supply chain. The studied sectors were Hospitality, Food & Beverages, Transportation, Travel Agencies and Attractions. Methodologically, the study was quantitative in nature, with a descriptive approach. The data were collected through a structured survey, applied to 85 managers of companies in the tourism sector in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais [Brazil]. It was observed that the Food & Beverage sector is the one that most needs innovation to face the lower longevity of the companies. Managers who choose to enter the Attraction, Food & Beverage and Travel Agencies sector will have to manage a greater diversity of products, which increases the complexity of their management. The Attractions sector proved the most structured sector when dealing with demand forecasting and quality management, while the food sector failed in collecting customer feedback and demand forecasting. Transportation travel agencies and transport companies have higher average remuneration than other sectors. Thus, this paper contributes by integrating a, so far, sparse literature and presenting variables that can be followed by managers of tourism businesses and public policies to monitor the performance of the sub-sectors.

KEYWORDS

Tourism; Business Management; Supply Chain; Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil.

 

AUTORIA

Thiago Duarte Pimentel – Doutor. Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1889-069X E-mail: thiago.pimentel@ich.ufjf.br

João Victor De Almeida Silva – Bacharel. Professor na Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil Currículo: http://lattes.cnpq.br/3080906436185892. E-mail: joaovictor20.10.97@gmail.com

Mariana De Freitas Coelho – Doutora. Professora na Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7081-1429 E-mail: marifcoelho@gmail.com

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 24 ABR 20; Aceito: 9 JUN 20

 

 

Biografia do Autor

Thiago Duarte Pimentel

Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

João Victor de Almeida Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

2021-01-09

Como Citar

Pimentel, T. D., Silva, J. V. de A., & Coelho, M. de F. (2021). Explorando as Práticas Gerenciais nas Atividades Características do Turismo / Exploring Management Performance in Activities Characteristics of Tourism. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 13(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8389