Representações Sociais nas Políticas Públicas de Turismo de Aquidauana-MS, Brasil / Social Representations in Public Tourism Policies of Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brazil

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Políticas Públicas, Public Policy, Representações Sociais, Social Representations, Desenvolvimento do Turismo, Tourism Development, Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil, Brazil.

Resumo

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo identificar as Representações Sociais [RS] dos agentes sociais dominantes e dominados, na perspectiva de um jogo bourdieuseano, no espaço turístico de Aquidauana, município localizado no estado de Mato Grosso do Sul (Brasil), por meio da Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo [DSC]. As RS de ambos os agentes sociais são apresentadas ao longo dos resultados e discussões, nas quais detectou-se que eles apostam no desenvolvimento do turismo de Aquidauana, porém, indicam existir necessidade de projetos de viabilidade, de divulgação e de políticas públicas que interajam com a sociedade; identificou-se nas RS dos agentes sociais, ainda, que o asfaltamento da BR419 não trará muitas contribuições para o turismo, mas estimulará outros setores econômicos, e que o Conselho Municipal de Turismo [COMTUR] é um espaço de contradições e conflitos. Conclui-se que em Aquidauana predomina o jogo de interesses e que a instituição pública não atende aos anseios e devaneios da sociedade.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Políticas Públicas; Representações Sociais; Desenvolvimento do Turismo; Aquidauana-MS, Brasil.

 

ABSTRACT

This research aimed to identify the Social Representations (RS) of the dominant and dominated social agents, from the perspective of a Bourdieusian game, in the tourist area of Aquidauana, a municipality located in the state of Mato Grosso do Sul [Brazil], through the Collective Subject Discourse Methodology [DSC]. The Social Representations of both social agents are presented throughout the results and discussions, in which it was detected that they are betting on the development of Aquidauana tourism, however, they indicate the need for feasibility, dissemination and public policies projects that interact with the society; it was also identified in the SR of social agents, that the paving of BR419 will not bring many contributions to tourism, but will stimulate other economic sectors, and that the Municipal Tourism Council [COMTUR] is a space of contradictions and conflicts. It is concluded that the game of interests prevails in Aquidauana and that the public institution does not meet society's desires and daydreams.

KEYWORDS

Tourism; Public Policy; Social Representations; Tourism Development; Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brazil.

 

AUTORIA

Izac Oliveira Belino Bonfim - Doutor.  Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS, Brasil. Orcid. E-mail: izac.bonfim@ufms.br

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 23 DEZ 19. Aceito: 22 JUN 20

 

Biografia do Autor

Rangel Aparecido Arguilheira Castilho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

http://orcid.org/0000-0001-8286-1100

E-mail: rangelcastilho@hotmail.com

Izac Oliveira Belino Bonfim, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Faculdades Integradas Curitiba - FIC, atual Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017) com estágio pós-doutoral em andamento na Universidade do Algarve - UAgl/Portugal. Atualmente é professor classe adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul junto ao curso de graduação em Turismo. Editor da revista científica Ateliê do Turismo (ISSN 2594-8407) e membro do grupo de pesquisa Turismo e Sociedade (CNPq). Trabalha principalmente com os seguintes temas: turismo, sociedade, cultura e desenvolvimento; produção e transformação do espaço urbano e regional; território, cultura e representação; turismo e esporte e turismo e educação.

Antonio Firmino De Oliveira Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

ANTONIO FIRMINO DE OLIVEIRA NETO

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP-Presidente Prudente. Professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais, do Campus de Aquidauana da UFMS.

http://orcid.org/0000-0002-7955-5417

E-mail: oliveira.neto@ufms.br

Eros Salinas Chaves, Professor em Turismo, Ministério de Turismo, Havana, Cuba. Professor visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

EROS SALINAS CHAVES

Doutorado em Ciencias Geograficas/Universidade de Havana, Professor da Escola de Hotelaria e Turismo em Havana, Ministério de Turismo de Cuba. Professor Visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

http://orcid.org/0000-0003-2612-8048

E-mail: salinaschavezeros@gmail.com

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Publicado

2021-04-18

Como Citar

Castilho, R. A. A., Bonfim, I. O. B., De Oliveira Neto, A. F., & Chaves, E. S. (2021). Representações Sociais nas Políticas Públicas de Turismo de Aquidauana-MS, Brasil / Social Representations in Public Tourism Policies of Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brazil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 13(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8055