Grounded Theory: Uma Abordagem Metodológica Congruente com a Pesquisa em Turismo / Grounded Theory: A Methodological Approach Congruent with Tourism Research

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Metodologia, Methodology, Teoria Fundamentada nos Dados, Grounded Theory, Método das Comparações Constantes, Constant Comparative Method, Amostragem Teórica, Theoretical Sampling.

Resumo

RESUMO

A Teoria Fundamentada nos Dados ou Grounded Theory é um método de pesquisa apropriado ao exame de dados qualitativos para a extração de conceitos organizados em torno de categorias básicas que, uma vez integradas, estabelecem uma teoria substantiva acerca do fenômeno estudado. Internacionalmente, os pesquisadores do Turismo vêm empregando a Grounded Theory em suas pesquisas, mas, no Brasil, ela tem sido escassamente utilizada. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar as bases da Teoria Fundamentada nos Dados. evidenciando as semelhanças e diferenças entre suas três versões, e apontar o uso desta metodologia nas pesquisas do Turismo. Este trabalho é de natureza bibliográfica, fazendo uma revisão integrativa da teoria. A Grounded Theory  tem se mostrado apropriada para estudar a experiência do viajante, mas seu uso pode ser ampliado, uma vez que ela pode estar associada a outros métodos de pesquisa, como a etnografia, favorecendo a criação de teorias turísticas substantivas ou, simplesmente, a apropriação de um tema nos estágios iniciais da pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Metodologia; Teoria Fundamentada nos Dados; Método das Comparações Constantes; Amostragem Teórica.

 

ABSTRACT

Grounded Theory emerged as an appropriate research method for extracting from data concepts organized around basic categories that once integrated establish a substantive theory about the phenomenon. Internationally, Tourism researchers have been using Grounded Theory in their research, but in Brazil it has been scarcely used. Thus, this paper aims to present the foundations of Grounded Theory showing the similarities and differences between its three versions, and to point out how this methodology is used in Tourism research. This work is bibliographic making an integrative review of the theory. Grounded Theory  has been shown to be appropriate for studying tourist experience, but its use may be expanded as it may be associated with other research methodologies such as ethnography, favoring the creation of substantive tourist theories or simply the appropriation of a theme in the early stages of the research.

KEYWORDS

Tourism; Methodology; Grounded Theory; Constant Comparative Method; Theoretical Sampling.

 

AURORIA

Stela Cristina Hott Corrêa – Mestra. Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1964577702715502 E-mail: stelachc@gmail.com

Marlusa de Sevilha Gosling – Doutora. Professora na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9503365193492380 E-mail: mg.ufmg@gmail.com

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 12 NOV 19; Aceito: 13 OUT 20.

 

Biografia do Autor

Stela Cristina Hott Corrêa, Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus Governador Valadares (UFJF/GV)

Depto. de Administração, UFJF/GV, profa. da área de Marketing.

CEPEAD/UFMG, doutoranda em Administração com ênfase em Marketing e Turismo.

Pesquisadora do NEECIM-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo)

COPPEAD/UFRJ, Mestre em Administração com ênfase em Marketing.

Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

CEPEAD/UFMG, Profa. da área de Marketing.

Coordenadora do NEECIM-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo)

CEPEAD/UFMG, Doutorado em Administração

 

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

Corrêa, S. C. H., & Gosling, M. de S. (2020). Grounded Theory: Uma Abordagem Metodológica Congruente com a Pesquisa em Turismo / Grounded Theory: A Methodological Approach Congruent with Tourism Research. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8020