Promoção Digital e Turismo: A Experiência do Destino Salvador com o Facebook / Digital Promotion and Tourism: The Experience of Destiny Salvador on Facebook

Autores

  • Fernanda Meneses de Miranda Castro IFBAIANO
  • Carolina de Andrade Spinola UNIFACS

Palavras-chave:

Turismo / Tourism. Marketing de Lugares / Place Marketing. Redes Sociais / Social Networks. Facebook. Salvador, Bahia, Brasil / Brazil.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a percepção da comunidade virtual sobre a promoção do destino Salvador na rede social Facebook.  A revisão teórica compreendeu os temas de marketing de lugares e imagem dos destinos e suas relações com o turismo e as redes sociais. O método de abordagem utilizado no estudo foi o sociológico e quanto, aos procedimentos metodológicos, optou-se pela Análise de Conteúdo [AC] aplicada à página do Facebook da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. Diagnosticou-se que existe um ruído de comunicação entre a Secretaria e a comunidade virtual, pois a imagem transmitida pelo órgão não é a mesma percebida pela comunidade. A pesquisa concluiu que o destino Salvador poderia se apropriar melhor dos instrumentos disponibilizados pela promoção digital do turismo para a consolidação da sua imagem.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo. Marketing de Lugares. Redes Sociais. Facebook. Salvador, Bahia, Brasil.

 

ABSTRACT

This article´s objective was to analyze the perception of the virtual community on promotion of the destination Salvador in the social network Facebook. The theoretical review included the topics ‘place marketing’ and ‘destinations image’ and their relations with tourism and social networks. As for methodological options, research had a sociological approach and as its main technique was the Content Analysis [CA] applied to the Facebook page of the State Tourism Secretariat of Bahia. It was diagnosed that there is some problem between official communication and the virtual community, as the image transmitted by the agency is not the same as perceived by the community. The research concluded that the destination Salvador could take better ownership of the instruments of the digital promotion for consolidation the image of Salvador, Bahia. 

KEYWORDS

Tourism. Place Marketing. Social Networks. Facebook. Salvador, Bahia, Brazil.

 

AUTORES

Fernanda Meneses de Miranda Castro – Mestre. Professora do Instituto Federal Baiano, Núcleo de Turismo e Hotelaria, Uruçuca, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5579921599621295  E-mail:ferdicastro@hotmail.com

Carolina de Andrade Spinola – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano Universidade Salvador, Salvado, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7682554262842320. E-mail: cas.spinola@gmail.com

 

REFERÊNCIAS

Abric, J.C. (2000). A abordagem estrutural das representações sociais. p. 27-38. In: Moreira, A. S. P. & Oliveira, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB.

Almeida, A. L. C. & Nunes, D. A. (2007). Mensagens corporativas e a construção de sentido sobre as organizações. Organicom, 4(7), 259-279.

Anderson, C. (2006). A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier.

Argenti, P. A. (2006). Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier.

Baldissera, R. (2009). Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade. Revista Organicom, 6(10-11), 115-20.

Bradley, A. T. M. & Harrison, M. (2002). Selling cities: promoting new images for meeting tourism. Cities, 19(1), 61-70.

Brasil. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. (2010). Turismo cultural: orientações básicas.  Brasília: Ministério do Turismo.

Brasil. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. (2015). Marketing de destinos turísticos. Brasília: Ministério do Turismo.

Cruz, V. L. L. Mota, K. M. & Perinotto, A. R. C. (2012). Redes sociais na internet: estratégia para divulgação das potencialidades turísticas do Piauí – Brasil. Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 4(1), 77-88.

Deacon, D. Pickering; M. Goldin, P. & Murdock, G. (2010). Researching communications: a practical guide to meyhods in media and cultural analysis. London: Bloomsbury Academic.

Dias, R. (2003). Planejamento do turismo. São Paulo: Atlas.

Gupta, S. & Kim, H. W. (2004). Virtual community: concepts, implications, and future research directions. In: Tenth Americas Conference on Information Systems, New York.

Kotler, P. (2000). Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Kotler, P. Gertner, D. Rein, I. & Haider, D. H. (2006). Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Kozinets, R. V. (2010). Netnography. Doing ethnographic research online. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.

Langer, R. & Beckman, S. C. (2005). Sensitive research topics: netnography revisited. Qualitative Market Research: An International Journal, 8(2), 189-203.

Malhotra, N. K. (2006). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.

Moscovici, S. & Henry, P. (1968). Problèmes de l’analyse de contenu. In: Sumpf, J. Sociolinguistique. Paris: Dider/Larousse, p. 36-60. (Revue Language).

O’Connor, P. (2001). Distribuição da informação eletrônica em turismo e hotelaria. Porto Alegre: Bookman.

Pereira, M. (2001). Marketing de cidades turísticas. São Paulo: Chronos. 

Perez, C. (2004). Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Rheingold, H. (1996). Comunidade virtual. Lisboa: Gradiva.

Tajada, L. Á. S. (1994). Integracíon de la identidade y la imagen de la empresa. Madrid: ESIC.

 

Recebido: 04 SET 2016

Avaliado: SET – OUT

Aceito: 04 AGO 2017

Biografia do Autor

Fernanda Meneses de Miranda Castro, IFBAIANO

possui graduação em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (2000), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (2001), especialização em educação pela Fundação Visconde de Cairú, é mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz e aluna de doutorado em Desenvolvimento Urbano e Regional pela UNIFACS. Tem experiência na área de Turismo e Administração, com ênfase em Planejamento, Políticas Públicas e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, políticas e gestão do turismo, qualidade, gestão e desenvolvimento de pessoas, gestão e desenvolvimento de empresas. Atualmente é professora efetiva do Núcleo de Turismo e Hotelaria do Instituto Federal Baiano - Campus Uruçuca.

 

Carolina de Andrade Spinola, UNIFACS

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Doutorado em Geografia pela Universidade de Barcelona (2005). Atualmente é Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Salvador (UNIFACS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador. Representante Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica CNPq. Tem experiência nas áreas de Administração e Turismo, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, desenvolvimento local, ecoturismo, planejamento turístico e competitividade.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Castro, F. M. de M., & Spinola, C. de A. (2017). Promoção Digital e Turismo: A Experiência do Destino Salvador com o Facebook / Digital Promotion and Tourism: The Experience of Destiny Salvador on Facebook. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 9(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4670