Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends Demand

Autores

  • Priscila Simon
  • Miguel Bahl UFPR
  • Marcia Maria Dropa UEPG

Palavras-chave:

Turismo, Sociedade Otaku, Eventos, Animeventos,

Resumo

O artigo apresenta resultados inéditos de pesquisas realizadas sobre a demanda Otaku, tribo urbana influenciada pela cultura nipônica, que frequenta eventos direcionados. Expõem-se os dados obtidos a partir de questionários aplicados e uma análise do evento Anime Friends, realizado anualmente, desde 2003, na cidade de São Paulo, SP. Considerado como o maior da América Latina, atrai cerca de 200 mil pessoas por edição. No exposto faz-se introdução sucinta sobre os otakus e o surgimento de tal tribo urbana, que é influenciada por duas mídias japonesas: os animes [desenho animado] e os mangás [revista em quadrinhos]. Após prelúdio sobre turismo, apresenta-se a análise do evento, cuja observação participativa no âmbito da pesquisa ocorreu desde 2009, com aplicação de questionários mistos a 150 participantes do mesmo, durante três dias de 2011. Palavras–chave: Turismo.  Eventos.  Animeventos. Sociedade Otaku. São Paulo, SP.

 

The article presents results of research on the Otaku demand, urban tribe influenced by Japanese culture, attending targeted events. It exposes the data obtained from questionnaires and an "Anime Friends" event analysis, held annually since 2003 in São Paulo, SP. Considered the largest in Latin America, it attracts about 200,000 people per edition. There is a brief introduction to the Otaku and the emergence of this urban tribe, which is influenced by two Japanese media: the anime [animated] and the manga [comic book]. After prelude on tourism, presents the analysis of the event, whose participatory observation in the context of research occurred since 2009, with application of mixed questionnaires to 150 participants for three days in 2011. KEYWORDS: Tourism. Events. Animevents. Otaku Society. São Paulo, SP, Brazil.

 

Priscila Simon – Mestre. Professor do Senac, Ponta Grossa, PR. Brasil. Currículo: CV: http://lattes.cnpq.br/4501366519370983 E-mail: priscila_simon@yahoo.com.br

Miguel Bahl – Doutor. Professor da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2467559186292051 E-mail: migbahl@ufpr.br

Marcia Maria Dropa – Mestre. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7350059327911200  E-mail: marciadropa@terra.com.br

Downloads

Publicado

2016-08-03

Como Citar

Simon, P., Bahl, M., & Dropa, M. M. (2016). Estudo de Caso Animeventos: A Demanda do Anime Friends / Case Study Animevents: The Anime Friends Demand. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 8(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3955