O Brasil através dos Para-brisas: O Turismo na Primeira Edição da Revista Quatro Rodas

Autores

  • Maria Henriqueta S. Garcia Gimenes-Minasse Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba
  • Silvio Cesar Moral Marques Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Ismail Barra Nova de Mello Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Resumo

É grande a importância dos guias turísticos na construção da imagem de destinos turísticos, pois auxiliam a organização de viagens, selecionando o que merece ser visto e visitado. No Brasil, um dos mais respeitados pelos turistas domésticos é o Guia Quatro Rodas, publicado anualmente pela Editora Abril, desde setembro de 1965. Contudo, já em 1960 a revista Quatro Rodas, criada nesse ano, e da qual o Guia nasceu, já vinha desempenhando o papel de informar e orientar o leitor sobre passeios e roteiros que poderiam ser feitos de automóvel. Este artigo tem o objetivo de analisar o conteúdo relacionado ao Turismo da primeira edição da Revista Quatro Rodas. Os principais resultados encontrados evidenciam a transformação social do Brasil com o advento de uma matriz econômica pautada na indústria do automóvel e com a incorporação das viagens de lazer como uma forma de descoberta desse ‘novo’ país.

 

 

Brazil through the Windshield: Tourism in the First Edition of Quatro Rodas Magazine - Tour guides are very important in building the image of touristic attractions, as they help with travel arrangements and selection of attractions to be seen and visited. In Brazil Guia Quatro Rodas is one of the guides most respected by domestic tourists. It is annually published by Editora Abril, since September 1965. Nevertheless, since 1960 the newly formed Quatro Rodas magazine, and from which the Guia Quatro Rodas was borne, was already playing the role of informing and guiding its readers in relation to tours that could be made by car. The scope of this article is to analyze the first edition of Quatro Rodas magazine with respect to its tourism-related content. The main results show the social transformation of Brazil with the advent of an economic matrix based on the automotive industry and the incorporation of leisure travel as a way to discover the ‘new’ country.

Biografia do Autor

Maria Henriqueta S. Garcia Gimenes-Minasse, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba

Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Planejamento e Organização do Turismo pela mesma instituição, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2008). 

Silvio Cesar Moral Marques, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Doutor. Professor e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Ismail Barra Nova de Mello, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Doutor. Professor e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Downloads

Publicado

2014-07-12

Como Citar

Gimenes-Minasse, M. H. S. G., Marques, S. C. M., & Mello, I. B. N. de. (2014). O Brasil através dos Para-brisas: O Turismo na Primeira Edição da Revista Quatro Rodas. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 6(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2451

Edição

Seção

Dossiê