Elígio Parise: Arte, Comunicação e Referência Fotográfica
Resumo
Algumas fotografias tocam, nos arrepiam, causam repulsa ou atração, fazendo-nos pensar. Com elas percebemos a fragmentação social, as memórias e esquecimentos, a modificação das paisagens ou as continuidades e descontinuidades que se fazem presentes nos cotidianos urbanos ou rurais. A fotografia que faz pensar, como já se disse, permite que percebamos as mutações sociais dadas com o passar dos tempos. Transformações que suplantaram a solidez de uma Modernidade prodiga em impetrar padrões, regras e costumes, fazendo emergir novas sociedades individualizadas, que recriam constantemente as referências que lhes representam, tanto a si quanto aos outros, amparadas em mecanismos de atração ou repulsa. Nesse sentido, Maffesoli considera que todo mundo é de “um lugar, e crê, a partir desse lugar, ter ligações, mas para que esse lugar e essas ligações assumam todo o seu significado, é preciso que sejam, realmente ou fantasiosamente, negados, superados, transgredidos”Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).