A Imagem do Brasil no Exterior e o Turismo: A Operacionalização do Plano Aquarela em Portugal
Resumo
Este artigo analisa o Plano Aquarela de Marketing Turístico do Instituto Brasileiro de Turismo - Ministério do Turismo do Brasil, e seu impacto em Portugal. A metodologia utilizada foi a análise de práticas discursivas (FOUCAULT, 1986, 2004, 2008). A coleta de dados incluiu entrevistas e análise do documento Plano Aquarela e peças publicitárias. O problema de pesquisa foi identificar como marketing turístico contribuiu para um reposicionamento da imagem do Brasil no mundo, analisando o caso de Portugal. Os resultados mostram que o Brasil não quer mostrar-se como um destino exótico-erótico, mas como um país emergente e moderno, com suas peculiaridades na brasilidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).