Eventos de Marca: Evidências de “Valor Turístico” na Culinária Regional do Rio Grande do Sul/Brasil

Autores

  • Caroline Ciliane Ceretta Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O estudo trata da realização de eventos gastronômicos que inserem a culinária regional como um fator capaz de gerar atratividade e classificar um evento como sendo de marca. O objetivo do estudo é apresentar os eventos de marca que trazem a culinária regional como evidencias de valor turístico em muitos municípios do Rio Grande do Sul, bem como, identificar a culinária regional como manifestação cultural, apresentar a transformação dos atrativos culturais em produto turísticos. Como metodologia, estudo caracteriza-se fundamentalmente como um artigo de revisão de literatura de abordagem qualitativa.  Compõe-se de uma pesquisa secundária, investigada na bibliografia e em sites de informações. Por fim, o estudo traz a culinária regional como um patrimônio cultural imaterial capaz de oportunizar aos eventos de marca, a característica de “atrativo turístico” para os municípios.

Biografia do Autor

Caroline Ciliane Ceretta, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel e Mestre em Turismo. Professora do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas. Área de estudos aprofundados: Gastronomia, Eventos e Desenvolvimento Regional

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Publicado

2012-06-06

Como Citar

Ceretta, C. C. (2012). Eventos de Marca: Evidências de “Valor Turístico” na Culinária Regional do Rio Grande do Sul/Brasil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 4(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1404