Incorporação da Economia Circular ao conceito de Sustentabilidade e suas implicações na indústria turística no México
Palavras-chave:
Economía circular, Sustentabilidad, Turismo, Producción, ConsumoResumo
A economia circular é um modelo que busca uma nova forma de produção e consumo, onde produtos e serviços, a partir de sua concepção, estabelecem materiais e processos que contribuem para a redução da deterioração dos sistemas naturais, gerando valor como uma forma de responder aos problemas de sustentabilidade enfrentados por atividades econômicas como o turismo. O objetivo deste artigo é conhecer o estado atual da economia circular e sua incorporação em práticas sustentáveis dentro da indústria do turismo no México. Portanto, este estudo optou por uma análise de conteúdo, considerando REDALYC, SciELO, EBSCOhost, Taylor & Francis e bancos de dados SCOPUS, concentrando-se principalmente em estudos da última década. Como resultado, foram selecionadas 45 publicações, o que nos permitiu delinear as origens da economia circular e sua aplicação na indústria global do turismo, e em particular no México. Entre as principais conclusões, apresenta-se que, durante a última década, surgiu como estratégia para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável na indústria do turismo, destacando-se que ainda está em processo de desenvolvimento dentro do contexto do turismo mexicano, portanto não é possível determinar se existe um impacto positivo que contribua para a sustentabilidade do setor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).