Gestão de atrativos culturais:

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora, Minas Gerais [Brasil]

Autores

Palavras-chave:

Gestão de Atrativos Culturais, Planejamento Museológico, Diagnóstico, Museu Ferroviário de Juiz de Fora

Resumo

A gestão patrimonial é um tema que surgiu, primeiro, com os museus americanos e que vem ganhando forma e importância com o passar dos anos. No Brasil, principalmente através do turismo, ela possui destaque no desenvolvimento socioeconômico, mas infelizmente, a ausência de diagnóstico e de um planejamento, que sejam efetivos, é um fator prejudicial. Os museus, enquanto atrativos culturais, não fogem dessa realidade, e é por essa razão que uma das peças-chave na gestão museal é o Planejamento Museológico. Dessa feita, o intuito deste trabalho foi o de realizar as etapas iniciais do processo inicial do Planejamento Museológico do Museu Ferroviário de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais, quais sejam, o Diagnóstico e a Vocação, para então analisar como se relacionam a gestão museológica e a gestão de atrativos culturais. Para tanto, foi conduzido, em 2018, in loco uma pesquisa-ação, constituída de duas partes centrais: por um lado, um diagnóstico do museu, com base em um survey com vistas a identificar o perfil do público visitante, e na análise de seus recursos e potencialidades; e, de outro, um estudo vocacional do equipamento. O trabalho resultou em um conclusivo diagnóstico detalhado que será um material para o melhor desenvolvimento futuro do Museu, bem como em estratégias de intervenção, as quais foram parcialmente implementadas, já no período imediato à realização da pesquisa-ação.

Biografia do Autor

Mariana Pereira Chaves Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF (Brasil)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Graduação em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente professora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Raphaella de Lima Alvarenga Tone, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Turismo e em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado na Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. Pós doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Ciências Sociais pela UFJF. Mestre em Administração e Bacharel em Planejamento Integrado do Turismo ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2023-01-29

Como Citar

Pereira Chaves Pimentel, M., de Lima Alvarenga Tone, R., & Duarte Pimentel, T. (2023). Gestão de atrativos culturais:: O Museu Ferroviário de Juiz de Fora, Minas Gerais [Brasil]. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 15(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/11648