Análise da implementação do programa federal "Corredores Artesanais" em Teotihuacán, México, 2016 – 2020
Palavras-chave:
Turismo; Implementação; Políticas turísticas; Corredor artesanal, Teotihuacán-México.Resumo
Resumo
Este documento analisa os resultados da implementação do programa "Corredores Artesanais", derivado de uma política de turismo voltada para este setor no município de Teotihuacán, México; o estudo destaca a intervenção na política de funcionários e artesãos beneficiados. A base teórica foi uma análise das políticas públicas, com ênfase na sua implementação. A metodologia qualitativa incluiu entrevistas semiestruturadas com artesãos e funcionários dos governos federal, estadual e municipal. Os resultados mostram que mesmo quando houve ações intergovernamentais que favoreceram o programa, o objetivo da política não foi alcançado, devido a vários erros durante a fase de implementação na ausência de um plano de ação conjunto, falta de interesse das autoridades e ideologias partidistas divergentes. Em conclusão, a falta de articulação entre os atores participantes foi determinante no descumprimento do objetivo do programa, voltado para o atendimento das necessidades dos artesãos por meio da comercialização direta de suas peças para o turismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).