Comida como Atração Turística:
Política de Turismo Gastronômico Analisado o Irã
Palavras-chave:
Turismo Gastronômico, Política de Alimentos, Política de Turismo, Atrativo Turístico, IrãResumo
O turismo gastronômico é um ramo do turismo criativos, que desempenha papel substancial no desenvolvimento sustentável. As capacidades do Irã para desenvolver o turismo gastronômico têm atraído a atenção de stakeholders do campo turístico, políticas sendo montadas para seu aprimoramento. Este artigo tem como objetivo analisar a política de turismo gastronômico no Irã. Utiliza-se a triangulação para conduzir a análise qualitativa da política desenvolvida. Em vez de se proceder a um estudo por amostragem, priorizou-se o universo dos vários interessados na política de turismo gastronômico, bem como os documentos dessa política. Todos os documentos validados foram analisados na primeira etapa. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com os participantes. Os resultados mostram que fatores como a cultura alimentar e a diminuição da renda nacional abriram o caminho para o foco no turismo gastronômico. Políticas como as de registro total de alimentos iranianos e a indicação de algumas localidades como cidades criativas em gastronomia foram implementadas para desenvolver o turismo no Irã. Apesar de preparar um conjunto de estratégias para desenvolver o turismo gastronômico, não houve uma abordagem unificada para envolver este segmento turístico na agenda. Dada a riqueza cultural das práticas alimentares iraniana, propõe-se que as autoridades do campo desenvolvam um planejamento coordenado e abrangente para desenvolver o turismo gastronômico no Irã.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).