Turismo rural pedagógico em fazendas de café:
Estratégias interdisciplinares no ensino médio
Palavras-chave:
Turismo rural pedagógico, Fazendas de café, Base Nacional Comum Curricular, Ensino Médio, InterdisciplinarResumo
O turismo rural pedagógico distingue-se como uma manifestação das práticas educativas fora dos ambientes formais escolares e institucionais por meio da atividade turística no espaço rural. Nesse contexto, as fazendas cafeeiras foram escolhidas como elemento norteador dessa pesquisa devido à sua relevância histórica, cultural e econômica no Brasil. Como objetivo, intencionou-se analisar o potencial do turismo pedagógico em fazendas de café no desenvolvimento de experiências interdisciplinares no Ensino Médio brasileiro. Para isso, foi conduzido um estudo qualitativo, descritivo e analítico, utilizando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a partir de publicações sobre os temas turismo pedagógico, turismo rural pedagógico e turismo em fazendas de café, e pesquisa documental, a partir de documentos oficiais do Ministério da Educação, entre eles, a Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, os resultados apontam o ambiente produtivo do café enquanto promotor de experiências de ensino-aprendizagem interdisciplinar, envolvendo áreas tradicionais do conhecimento como História, Geografia, Sociologia, Biologia, Química e Física. O aprendizado e a valorização da produção no campo podem ocorrer a partir de atividades que relacionem de forma prática as principais competências esperadas na educação formal com o plantio, beneficiamento, estruturas arquitetônicas, paisagens, entre outros elementos rurais, possibilitando pensar a educação por diferentes abordagens, como: ambiental, alimentar e patrimonial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).