Aplicação da VECM para Medir o Impacto Econômico do Turismo em São Tomé e Príncipe Integrando Variáveis Macroeconômicas
Palavras-chave:
Turismo, Crescimento Econômico , Indicadores MacroeconômicosResumo
Esta pesquisa quantitativa visa analisar a relação de longo prazo e a causalidade entre o desenvolvimento econômico, o turismo e outras variáveis macroeconômicas no contexto de São Tomé e Príncipe [STP]. Primeiro, aplica-se o teste de raiz da unidade Dickey e Fuller [ADF] e Phillips e Perron [PP], seguido pelo teste de cointegração Johansen e o Modelo de Correção de Erros Vetoriais [VECM]. Produto interno bruto [PIB], receitas de turismo [TR], investimento estrangeiro direto [FDI], taxa de desemprego [UR] e inflação [INF] são as variáveis utilizadas no modelo econométrico de 1993 a 2019. Os resultados indicam uma relação positiva de longo prazo entre o PIB e as variáveis explicativas TR e FDI. Também indica uma relação negativa de longo prazo entre o PIB e as variáveis INF e UR. Em termos de causalidade de curto prazo, os resultados revelam uma causalidade unidirecional que vai do PIB ao IDE e INF e causalidade bidirecional entre TR e INF. Além disso, sugere uma causalidade unidirecional de longo prazo de todas as variáveis independentes para o PIB. Este é o primeiro estudo quantitativo que apresenta uma nova perspectiva do turismo no contexto do STP, aplicando o VECM e integrando diversas variáveis macroeconômicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).