Hospitalidade como Elemento Diferencial para Realização do Turismo em Parques Temáticos: O Caso do Walt Disney World Orlando / Hospitality as a Differential Element for Tourism in Theme Parks: The Case of Walt Disney World Park Orlando

Autores

  • Maria Jaqueline Elicher Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio
  • Kethelen Maria Martins da Silva
  • Joice Lavandoski Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Palavras-chave:

Turismo, Tourism, Hospitalidade, Hospitality, Parques Temáticos, Theme Parks, Walt Disney World Orlando, United States.

Resumo

RESUMO

A hospitalidade em parques temáticos tem sido considerada elemento diferenciador na realização do turismo e os parques Walt Disney World são exemplos de sucesso quando se relaciona Turismo e Hospitalidade. O presente estudo tem como objetivo analisar a hospitalidade enquanto elemento de diferenciação quando associada aos parques temáticos, em especial para o caso do Walt Disney World Orlando, Flórida, Estados Unidos da América. A pesquisa é um estudo de caso de caráter descritivo e exploratório, com aplicação de questionário e análise quantitativa de dados. O universo de respondentes envolveu turistas brasileiros usuários dos parques temáticos Walt Disney World Orlando. A captação de dados foi feita online, através do Facebook, em grupos de viagens à Orlando. A amostra do estudo obteve 198 respostas. Os principais resultados apontam que os turistas brasileiros consideram os parques em questão extremamente profissionais e exitosos quando o quesito é hospitalidade.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Hospitalidade; Parques Temáticos; Walt Disney World Orlando, Estados Unidos da América.

 

ABSTRACT

Hospitality in theme parks has been considered a differentiating element for tourism and the Walt Disney World Parks are considered a success regarding to Tourism and Hospitality. In this sense, the research presented here aims to analyze hospitality as a key element for the success of theme park tourism, especially for Walt Disney World Orlando, in Florida, United States of America. The research is a descriptive and exploratory case of study, using a survey and quantitative analysis of the data collected. The subjects of the survey were Brazilian tourists that constantly visit the Walt Disney World Orlando theme parks. The collection of data was through an online survey in Orlando travel groups in the Facebook platform. The study sample consisted of 198 responses. The main results suggest that the Brazilian tourists consider the theme parks in question to be extremely professional and successful regarding to hospitality.

KEYWORDS

Tourism; Hospitality; Theme Parks; Walt Disney World Orlando.

 

AUTORIA

Maria Jaqueline Elicher – Doutora. Professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9506208215452597 E-mail: maria.elicher@unirio.br

Kethelen Maria Martins da Silva – Licenciada em Turismo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: ketlelenm@hotmail.com

Joice Lavandoski – Doutora. Professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8368984336321718 E-mail: joice.lavandoski@unirio.br

 

Biografia do Autor

Maria Jaqueline Elicher, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Doutora em Geografia, Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio de Janeiro-RJ, Brasil; professora do Departamento de Turismo e Patrimônio.

Kethelen Maria Martins da Silva

Licenciada em Turismo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Guia de Turismo pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Fundadora da Agência de Viagens “No Mapa”, Campo de Goytacazes – RJ. 

Joice Lavandoski, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Doutora em Turismo, Universidade do Algarve (UALG). Professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio de Janeiro-RJ, Brasil; professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil.

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Publicado

2022-04-25

Como Citar

Elicher, M. J., Silva, K. M. M. da, & Lavandoski, J. (2022). Hospitalidade como Elemento Diferencial para Realização do Turismo em Parques Temáticos: O Caso do Walt Disney World Orlando / Hospitality as a Differential Element for Tourism in Theme Parks: The Case of Walt Disney World Park Orlando. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 14(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8538

Edição

Seção

Dossie Hospitalidade