Ensino e Aprendizagem na Educação Superior: Percepção dos Alunos de Hotelaria de uma Universidade Pública / Higher Education Teaching-Learning: Perception of Hospitality Students at a Public University

Autores/as

Palabras clave:

Hotelaria, Hospitality, Ensino Superior, Higher Education, Alunos, Students, Brasil, Brazil.

Resumen

RESUMO

A escolha das metodologias utilizadas no ensino superior e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem podem ser melhor estudados considerando que se deve aprimorar as estratégias de ensino e a aplicação de novas metodologias para melhoria efetiva da aprendizagem. O presente estudo exploratório e descritivo investigou como ocorre o ensino e aprendizagem no curso de bacharelado hotelaria de uma universidade federal localizada na região nordeste do Brasil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário e a amostra composta por alunos do quarto ao último período do curso. Os resultados evidenciaram que maioria das metodologias de ensino utilizadas ainda são as mais tradicionais e na maioria das vezes há pouca participação dos alunos nas discussões sobre as metodologias aplicadas nas aulas. A pesquisa apresenta que os alunos anseiam por serem questionados acerca de suas necessidades educacionais e, que seus professores possam utilizar de métodos que possam se adequar melhor as necessidades dos discentes.

PALAVRAS-CHAVE

Hotelaria; Ensino Superior; Alunos; Brasil.

 

ABSTRACT

The choice of methodologies used in higher education and its implications for the teaching and learning process can be better studied considering that teaching strategies must be improved and new methodologies applied to improve learning effectively. The present exploratory and descriptive study investigated how teaching and learning takes place in the hotel bachelor's degree course at a federal university located in the northeast of Brazil. The data collection instrument was a questionnaire and the sample consisted of students from the fourth to the last period of the course. The results showed that most of the teaching methodologies used are still the most traditional and most of the time there is little participation by students in discussions about the methodologies applied in class. The research presents that student are anxious to be asked about their educational needs and that their teachers can use methods that can better suit the needs of students.

KEYWORDS

Hospitality; Higher Education; Students; Brazil.

 

AUTORIA

Dayva Santos Rodrigues - Bacharela. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0806-1962 E-mail: dayvasantosrodrigues@gmail.com

Larissa dos Santos Sales - Bacharela. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9560-619X E-mail: salleslariss@gmail.com

Paula Dutra Leão de Menezes - Doutora. Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9736-8802 E-mail: leaopaula@ccta.ufpb.br

 

REFERENCIA

Aires, S. N. S. (2015). Professor bacharel iniciante no ensino superior: dificuldades e possibilidades pedagógicas. Dissertação, Mestrado em Educação, Universidade Católica de Santos, São Paulo, Brasil. Link

Almeida, T. (2018). Metodologias Ativas – Parte 1: Aprendizagem Baseada em Projetos. Inoveduc - Folha Dirigida. Link

Brandão, J. M. F., & Temoteo, J. A. G. (2015). Como eu aprendo?: um estudo sobre os estilos de aprendizagem de discentes do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFPB. Anais.. XII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo-ANPTUR, São Paulo, Brasil. Link

Carneiro, R. P. (2012). Reflexões acerca do processo ensino e aprendizagem na perspectiva freireana e biocêntrica. Revista Thema, 9(2), 1-18. Link

Cerqueira, T. C. S. (2000). Estilos de aprendizagem em universitários. Tese, Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil. Link

Correia, J. C., & Moraes, L. C. S. de. (2015). Reflexões sobre a formação dos professores do curso de hotelaria da universidade federal do Maranhão e os saberes da docência. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 12(27), 429-441. Link

Correia, J. C. (2013). O saber-fazer na formação dos professores do curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão. Revista Inter-Ação38(2), 429-441. Link

Correia, J. C. (2016). Ensino superior em Hotelaria na Universidade Federal do Maranhão: percepção dos graduandos. Revista Geografia e Interdisciplinaridade, 2(6), 294-310. Link 

Cunha, M. I. da. (2018). Docência na educação superior: a professoralidade em construção. Revista Educação, 41(1), 6-11. Link

Cunha, M. I. da. (2008). Pedagogia universitária e os desafios da produção do conhecimento. In: C. Broilo & M. I. da Cunha. (org.). Pedagogia Universitária e Produção do Conhecimento (pp. 29-36). Porto Alegre: Edipcr.

Felder, R. M., & Silverman, L. K. (1988). Learning styles and teaching styles in engineering education. International Journal of Engineering Education, 78(7), 674-681. Link

Freitas, S. R. P. C. (2016). O processo de ensino e aprendizagem: a importância da didática. Anais... VII Congresso Internacional de Pedagogia FIPED, Campina Grande, Paraíba. Link

Gaeta, C., & Masetto, M. (2010). Metodologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da inovação. Anais... Congresso Internacional PBL, São Paulo.  Link

Gaeta, C., & Masetto, M. (2013). O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Senac.

Garcia, J. (2009). Avaliação e aprendizagem na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, 20(43), 201-213. Link

Gil, A. C. (2018). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2017). Sinopse Estatística da Educação Superior 2017. Brasília: Inep. Link

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep. Link

Gregorc, A. F. (1979). Learning/teaching styles: their nature and effects. NASSP Monograph.

Kolb, D. A. (1984). Experimental learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall, Englewood Cliffs.

Lima, F., Gastal, S., & Santos, M. M. C. dos. (2012). Ensino em Turismo e Hotelaria: a presença da Universidade de Caxias do Sul. Anais...  IX Seminário Nacional Anptur, São Paulo. Link

Melo, R. dos A. (2017). A educação superior e as metodologias ativas de ensino e aprendizagem: uma análise a partir da educação sociocomunitária. Dissertação, Mestrado em Educação, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, São Paulo, Brasil. Link

Menezes, P. D. L., & Cavalcanti, D. R. (2020). Ensino superior e formação profissional em hotelaria: estudo de caso do curso de bacharelado em hotelaria da UFPB. RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo, 10(2), 19-35. Link

Mira, M. M., & Romanowski, J. P. (2019). Tecnicismo, neotecnicismo e as práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Anais...  IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, PUCPR. Link

Morán, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. In: C. A. Souza & O. E. T. Morales (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximação de jovens. Ponta Grossa: UEPG. Link 

Mota, M. S. G., & Pereira, F. E. de L. (2014). Processo de construção do conhecimento e desenvolvimento mental do indivíduo. Link

Paiva, M. R. F., Parente, J. R. F., Brandão, I. R., & Queiroz, A. H. B. (2016). Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: revisão integrativa. SANARE - Revista de Políticas Públicas, 15(2), 145-153. Link

Peres, M. R. H. M., Menezes, P. D. L., & Teixeira, C. R. (2016). Reflexões sobre o ensino superior em turismo no Brasil sob o enfoque das teorias psicológicas. Anais... III CONEDU. Link

Pérez Poch, A. (2019). Análisis del impacto de metodologias activas en la educación superior. Tesis, Departament d'Organització d'Empreses, Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha. Link

Ruiz, M. V. Ruiz, & Saorín, J. M. (2011). Análisis de las metodologías activas en el grado de maestro en educación infantil: la perspectiva del alumnado. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesoradp, 14(1), 207-217. Link

Saviani, D. (2007). Epistemologia e teorias da educação no Brasil. Pro-Posições, 18(1), 15-28. Link

Schleich, A. L. R., Polydoro, S. A. J., & Santos, A. A. A. dos. (2006). Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, 5(1), 11-20. Link

Taba, H. (1974). Elaboración del currículo: teoría y práctica. Buenos Aires: Troquel.

Teixeira, R. (2001). Ensino Superior em Turismo e Hotelaria no Brasil: um estudo exploratório. Turismo em Análise, 12(2), 7-31. Link

Villas Boas, B. M. de F., Souza, M. E. G. de, & Costa, M. S. P. (2013). Experiências avaliativas vividas por estudantes de cursos de licenciatura: práticas pedagógicas prenunciadas. In: C. R. Teixeira & J. V. dos R. Miranda (Orgs). Avaliação das aprendizagens: experiências emancipatórias no ensino superior. São Paulo: MaxLimonad.

 

PROCESSO EDITORIA

Recebido: 22 MAI 20; Aceito: 20 MAI 2021

 

 

 

Biografía del autor/a

Dayva Santos Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Graduada em bacharelado em hotelaria, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). What do you want to do ?New mailCopy
 What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy 

Larissa dos Santos Sales, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Graduada em bacharelado em hotelaria, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). What do you want to do ?New mailCopy
 What do you want to do ?New mailCopy  What do you want to do ?New mailCopy 

Paula Dutra Leão de Menezes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora em Humanidades y Artes (Educação) pela Universidad Nacional de Rosario - Argentina (UNR), Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH) - CCTA -UFPB. What do you want to do ?New mailCopy  What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy  What do you want to do ?New mailCopy 

Publicado

2021-07-23

Cómo citar

Rodrigues, D. S., Sales, L. dos S., & Menezes, P. D. L. de. (2021). Ensino e Aprendizagem na Educação Superior: Percepção dos Alunos de Hotelaria de uma Universidade Pública / Higher Education Teaching-Learning: Perception of Hospitality Students at a Public University. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 13(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8529

Número

Sección

Relato de Experiencias