Iniciativas de Destinos Turísticos Inteligentes na Cidade de Natal-RN: uma Abordagem Qualitativa / Smart Tourism Destinations Initiatives in Natal-RN City: A Qualitative Approach

Autores/as

  • Holliver Breno Barbosa de Freitas Programa em Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Luiz Mendes Filho Programa em Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) http://orcid.org/0000-0002-9175-8903

Palabras clave:

Turismo, Tourism, Destino Turístico Inteligente, Smart Tourism Destinations, SEGITTUR, Natal, RN, Brasil, Brazil

Resumen

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é o de analisar as iniciativas de Destino Turístico Inteligente [DTI] presentes na cidade de Natal, RN, Brasil. O estudo baseia-se no modelo da Sociedad Estatal Para La Gestión de La Innovación y Las Tecnologias Turísticas (Segittur), Espanha, em que há quatro dimensões a serem desenvolvidas em destinos para que se consolide como DTI: Inovação, Tecnologia, Acessibilidade Universal e Sustentabilidade. Na coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, com dez perguntas abertas, aplicado a gestores e pesquisadores dos setores público e privado da cidade. Procedeu-se, ainda, a uma análise documental do Plano Diretor de Natal, constatando-se elementos de Acessibilidade e, em menor grau, noções de Sustentabilidade e de Inovação. As entrevistas mostraram que Natal possui iniciativas incipientes de Tecnologia, Inovação e Acessibilidade, porém, ainda carece maior número de projetos de Sustentabilidade, para se consolidar como DTI. Merece, assim atenção dos stakeholders no sentido de aperfeiçoar as iniciativas e agir em conjunto para que as dimensões essenciais sejam evoluídas na cidade.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Destino Turístico Inteligente;  Segittur; Natal, RN, Brasil.

 

ABSTRACT

The objective of this research is to analyze the initiatives of Smart Tourism Destination [STD] present in Natal city, RN, Brazil. The study is based on the model of State Society for the Management of Innovation and Tourism Technologies (SEGITTUR), Spain, in which there are four dimensions to be developed to consolidate destinations as STD: Innovation, Technology, Universal Accessibility and Sustainability. Data collection used a semi-structured interview script with ten open questions applied to managers and researchers from the public and private sectors of the city. Documentary analysis of the Master Plan of Natal was also carried out, showing elements of Accessibility and to a lesser extent notion of Sustainability and Innovation. The interviews showed that Natal has incipient initiatives of Technology, Innovation and Accessibility, but it needs more projects of Sustainability to consolidate as STD. It deserves the attention of stakeholders in improving initiatives and acting together so that the essential dimensions are evolved in the city.

KEYWORDS

Tourism; Smart Tourism Destinations; Segittur; Natal, RN, Brazil.

 

AUTORIA

HOLLIVER BRENO BARBOSA DE FREITAS - Bacharel. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6555347286555198 E-mail: holliverbb@hotmail.com

LUIZ MENDES FILHO - Doutor. Professor no Programa de Pós Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: https://orcid.org/0000-0002-9175-8903 E-mail: luiz.mendesfilho@gmail.com

 

REFERENCIAS

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: 70.

Boes, K., Buhalis D. & Inversini, A. (2016). Smart tourism destinations: Ecosystems for tourism destination competitiveness. International Journal of Tourism Cities, 2(2), 108-124. Link

Boes, K., Buhalis, D. & Inversini, A. (2015). Conceptualising smart tourism destination dimensions. In I. Tussyadiah and A. Inversini (eds.), Information and Communication Technologies in Tourism 2015, Springer, 391-403. Link

Buhalis, D. & Amaranggana, A. (2014). Smart Tourism Destinations. In Z. Xiang and I. Tussyadiah (eds.), Information and Communication Technologies in Tourism 2014, Springer, 553-564. Link

Buhalis, D. (2020). Technology in tourism - from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: a perspective article. Tourism Review, 75(1), 267-272. Link

Buhalis, D. & Law, R. (2008). Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet - the state of eTourism research. Tourism Management, 29(4), 609-623. Link

Cacho, A., Mendes-Filho, L., Estaregue, D., Moura, B., Cacho, N., Lopes, F. & Alves, C. (2016). Mobile tourist guide supporting a smart city initiative: a Brazilian case study. International Journal of Tourism Cities, 2(2), 164-183. Link

Caragliu, A., Bo, C. F. & Nijkamp, P. (2009). Smart Cities in Europe. Amsterdam: Serie Research Memoranda 0048.

Castillo-Vergara, M., Alvarez-Marin, A., Oteiza, K. M., Alvarado, N. & Codoceo, M. J. (2016). Impacto del marketing interno en el desarrollo de innovación: La co-creación en el sector turístico de la Serena - Chile. Estudios y Perspectivas en Turismo, 25(2), 203-222. Link

Cervo, A. L., Bervian, P. A. & Silva, R. (2007). Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

De Souza, J., Mendes-Filho, L., & Buhalis, D. (2020). Evaluating the effectiveness of tourist advertising to improve the competitiveness of destinations. Tourism Economics, 26(6) 1001-1020. Link

Femenia-Serra, F., Perles-Ribes, J.F. & Ivars-Baidal, J.A. (2019). Smart destinations and tech-savvy millennial tourists: hype versus reality. Tourism Review, 74(1), 63-81. Link

Gomes, E. L., Moscardi, E. H., Pinto, M. J. A. & Nakatani, M. S. M. (2018). Las relaciones entre la información turística y las tecnologías de la información y la comunicación: análisis de publicaciones científicas en revistas latinoamericanas. Estudios y Perspectivas en Turismo, 27(3), 569-587. Link

Grinover, L. (2006). A hospitalidade urbana: acessibilidade, legibilidade e identidade. Revista Hospitalidade, 3(2), 29-50. Link

Guardia, S. R. R. & Mendes Filho, L. A. M. (2016). Estratégias necessárias para estruturar e desenvolver com competitividade Natal-RN como destino turístico inteligente”. Cultur - Revista de Cultura e Turismo, 10(2), 80-85. Link

Guo, Y., Liu, H. & Chai, Y. (2014). The embedding convergence of smart cities and tourism internet of things in China: An advance perspective. Advances in Hospitality and Tourism Research, 2(1), 54-69. Link

Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas Invat.Tur (2015). Destino Turístico Inteligente: Manual Operativo para la configuración de destinos turísticos inteligentes. Alicante, Espanha: Universidad de Alicante, Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas.

Koo, C., Mendes-Filho, L. & Buhalis, D. (2019). Guest editorial - Smart tourism and competitive advantage for stakeholders. Tourism Review, 74(1), 1-4. Link.

Koo, C., Shin, S., Gretzel, U., Hunter, W.C. & Chung, N. (2016). Conceptualization of smart tourism destination competitiveness. Asia Pacific Journal of Information Systems, 26(4), 561-576. Link.

Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (1991). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Lamsfus, C., Martin, D., Alzua-Sorzabal, A. & Torres-Manzanera, E. (2015). Smart Tourism Destinations: An extended conception of smart cities focusing on human mobility. In I. Tussyadiah and A. Inversini (eds.), Information and Communication Technologies in Tourism 2015, Springer, 363-375. Link

Leung, R. (2019). Smart hospitality: Taiwan hotel stakeholder perspectives. Tourism Review, 74(1), 50-62. Link

Mendes Filho, L., Silva, J. C. & Silva, D. S. (2019). Percepções e perspectivas de destino turístico inteligente: um estudo de caso com a Secretaria Municipal de Turismo em Natal-RN. Turismo: Estudos & Práticas, 8(1), 98-124. Link

Monge, J. G. & Perales, R. M. Y. (2016). El desarrollo turístico sostenible: Tren crucero del Ecuador. Estudios y Perspectivas en Turismo, 25(1), 57-72. Link

Prefeitura Municipal de Natal - PMN (2007). Plano Diretor de Natal. Lei Complementar n. 82, de 21 de junho de 2007. Natal: PMN, 467-525. Link

Santos, S. R. & Gândara, J. M. G. (2019). Experiência turística em destino histórico no nordeste brasileiro sob o viés de destino turístico inteligente. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 11(2), 435-453. Link

Santos Júnior, A., Mendes Filho, L., Almeida García, F. & Simões, J. M. (2017). Smart Tourism Destinations: un estudio basado en la visión de los stakeholders. Turismo em Análise, 28(3), 358-379. Link

Soares, A. L. V., Mendes-Filho, L. & Gretzel, U. (2020). Technology adoption in hotels: applying institutional theory to tourism. Tourism Review, Ahead-of-print. DOI: 10.1108/TR-05-2019-0153. Link.

Sociedad Estatal Para La Gestión de La Innovación y Las Tecnologias Turísticas - Segittur (2016). Normalización Destinos Turísticos Inteligentes. Espanha. Link

Tribuna do Norte (2017). Prefeitura lança aplicativo Visit Natal. Link

Wang, D., Li, X. & Li, Y. (2013). China's smart tourism destination initiative: A taste of the service-dominant logic. Journal of Destination Marketing & Management, 2(2): 59-61. Link

Zhu, W., Zhang, L. & Li, N. (2014). Challenges, function changing of government and
enterprises in Chin

 

PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 18 SET 20 Aceito: 15 OUT 20

 

Biografía del autor/a

Holliver Breno Barbosa de Freitas, Programa em Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel e Mestrando em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Luiz Mendes Filho, Programa em Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor Doutor do Departamento de Turismo e Professor Permanente do Programa em Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Publicado

2020-11-11

Cómo citar

Freitas, H. B. B. de, & Mendes Filho, L. (2020). Iniciativas de Destinos Turísticos Inteligentes na Cidade de Natal-RN: uma Abordagem Qualitativa / Smart Tourism Destinations Initiatives in Natal-RN City: A Qualitative Approach. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(4). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8509