[Seção Especial: Turismo em Portugal] Casas de Fado de Lisboa: Entre Autenticidade e Turistificação / Fado Houses of Lisbon: Between Authenticity and Touristification

Autores/as

  • Cláudia Helena Henriques Ualg
  • Joao Albino
  • Miriam de Oliveira Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Turismo, Tourism, Gastronomia, Gastronomy, Autenticidade, Authenticity, Casas de Fado, Fado Houses, Lisboa, Lisbon, Portugal.

Resumen

RESUMO

A gastronomia tem vindo a ser reconhecida enquanto património intangível determinante na valorização dos destinos turísticos. Experienciada em compósito com outros patrimónios, como o Fado, nomeadamente nas Casas de Fado de Lisboa, pode contribuir para a potenciação da autenticidade da oferta turística da cidade. Assim sendo, estabelece-se uma conexão entre dois patrimónios intangíveis, um deles [Fado], classificado como Património da Humanidade pela Unesco, a qual pode ser potenciadora de um aprofundamento do conhecimento da cultura da cidade e do país. Neste contexto, o presente artigo visa averiguar, de forma exploratória, a perspetiva dos proprietários/gestores das Casas de Fado lisboetas, relativamente às características da sua oferta turístico cultural [e gastronómica], bem como os principais elementos transformadores dessa oferta ao longo do tempo. Apoia-se numa metodologia de estudo de caso, colocando em destaque uma reflexão sobre a importância dos valores identitários do Fado e da gastronomia na construção de experiências cultural-gastronómicas, para seguidamente apresentar uma análise de conteúdo das ementas oferecidas pelas casas de Fado com vista a determinar a valorização atribuída à gastronomia tradicional. Adicionalmente, apresentam-se também os resultados de um inquérito por entrevista aplicado aos proprietários/gestores de Casas de Fado, que põem em evidência elementos transformadores na oferta das Casas de Fado que apelam a novas preocupações na sua gestão, tais como a nível da defesa da qualidade do Fado, da tipicidade da gastronomia oferecida, da adequação da decoração do estabelecimento, atmosfera e memorabilia fadista bem como relação intersectorial.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo; Gastronomia; Autenticidade; Casas de Fado; Lisboa, Portugal.

 

ABSTRACT

Gastronomy has been valued as an intangible heritage that contributes to the valorization of tourist destinations. Experiencing gastronomy with other intangible heritages, such as Fado [World Heritage of Unesco], namely in Fado Houses of Lisbon, could enhance the authenticity of the city’s tourist experience. In this context, this chapter aims to analyse the House of Fado managers’ perspective regarding the characteristics of the cultural touristic supply, as well as the main transforming elements of that supply over time. In accordance, it is based on a case study methodology, highlighting the importance of the identity values of Fado and Gastronomy in the construction of cultural-gastronomic experiences.

KEYWORDS

Tourism; Gastronomy; Authenticity; Fado Houses; Lisbon, Portugal.

 

AUTORIA

Cláudia Helena Henriques - Doutora. Professora na Universidade do Algarve e Investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, Faro, Portugal. Currículo: https://www.researchgate.net/profile/Claudia-Henriques-3 E-mail: chenri@ualg.pt

João Albino Silva – Doutor. Professor na Universidade do Algarve e Investigador do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, Faro, Portugal. Currículo: https://www.researchgate.net/profile/Joao-Silva-39 E-mail: jsilva@ualg.pt

Miriam de Oliveira Santos - Doutora. Professora e Investigadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, Universidade do Algarve, Faro, Portugal. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6150444010498123 E-mail: mirsantos@uol.com.br

 

REFERÊNCIAS

Abuamoud, I. N., Libbin, J., Green, J., & Alrousan, R. (2014). Factors affecting the willingness of tourists to visit cultural heritage sites in Jordan. Journal of Heritage Tourism, 9(2), 148-165.

Ato, A.S.N & Mesah, J.V. (2006). Urban management and heritage tourism for sustainable development: the case of Elmina cultural heritage and management programme in Ghana. Management of Environmental Quality: An International Journal, 17(3), 299-312. Link

Bardin, J. (2015). Análise de Conteúdo. Lisboa: Presença.

Bortolotto, C. (2017). Patrimônio e o futuro da autenticidade. Revista do Património Histórico e Artistico Nacional, 36, 23-37. Link

Bruner, E. M. (1994). Abraham Lincoln as authentic reproduction: A critique of post-modernism. American Anthropologist, 96(2), 397-415. Link

Cohen, E. (2004). Contemporary tourism: diversity and change. Oxford: Elsevier.

Dilling Nielsen, L. (2018). Everyone is so Cynical? On authenticity in the World of Gaga. In: Jackie Raphael, Celia Lam, & Millicent Weber (eds.) (2018). Disassembling the Celebrity Figure: Credibility and the Incredible. pp. 31-54. Leiden, Boston: Brill Rodopi.

Eco (1986). Travels in hyperreality: essays. Houghton Mifflin Harcourt.

Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultura  - EGEAC (2019). Instrumentos de Gestão Previsional. Lisboa.

Euromonitor International. (2018). Top 100 City Destinations 2018 – Lisboa. Link

Halpern, M. (2004). O Futuro da Sociedade, o Novo Fado e os Novos Fadistas. Lisboa: Dom Quixote.

Henriques, C. (2016). Lisbon Fado as Heritage of Humanity: interconnections with tourism. C. Henriques, M. C. Moreira, P. A. B. César (Eds.). Tourism and History World Heritage – case studies of Ibero-American Space. pp. 383-405. Minho/Braga: CICS-NOVA.

Hu, J., Feng, X., & Zhang, M. (2015). Study on the authenticity of intangible cultural heritage —take Guangdong Nanhai Boluodan Temple Fair as an example. Open Journal of Social Sciences, 3(9), 277-284. Link

International Council on Monuments and Sites - Icomos (2014). The Nara Document on Authenticity. Symposium Heritage and Landscape Values, Firenze, Italia 9-14 november, Icomos.

Ivanovic, M. (2011). Exploring the authenticity of the tourist experience in culture heritage tourism in South Africa. Dissertation, Magister Artium, North West University. Link

Jones, S. (2010). Negotiating authentic objects and authentic selves: Beyond the deconstruction of authenticity. Journal of Material Culture, 15(2), 181–203. Link

Lawless, J., & Silva, K. (2017). Towards an integrative understanding of “authenticity” of cultural heritage: an analysis of World Heritage Site designations in the Asian context. Journal of Heritage Management, 1(2), 148-159. Link

Le, T., Arcodia, C., Novais, M., & Kralj, A. (2019). What we know and do not know about authenticity in dining experiences: A systematic literature review. Tourism Management, 74(1), 258-275. Link

MacCannell, D. (1973). Staged authenticity. Arrangements of social space in tourist settings. American Journal of Sociology, 79(3), 589-603. Link

MacCannell, D. (2011). The ethics of sightseeing. USA: University of California Press

Meethan, K. (2001). Tourism in Global Society: place, culture, consumption. Basingstoke: Palgrave.

Mendonça, L. (2010). O fado e ‘as regras da arte’: ‘autenticidade’, ‘pureza’ e mercado.  Sociologia - Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 23, 71-86. Link

Montalto, V., Tacao Moura, C. J., Panella, F., Alberti, V., Becker, W. E., Saisana, M. (Orgs.) (2019). The Cultural and Creative Cities Monitor: 2019 Edition. Luxemburg: European Commission. Link

Nery, R. V. (2012). Para uma História do Fado (2.ed.). INCM Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Noy, C. (2009). Embodying ideologies in tourism: a commemorative visitor book in Israel as a site of authenticity. In: Vannini, P., & Williams, J. P. (eds.). Authenticity in culture, self and society (pp. 219-240). UK: Ashgate Publishing.

Pinto de Carvalho ([1903]2016). História do Fado. Lisboa: Livraria Moderna.

Prais, J., & Flor da Rosa, V. (2017). Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances - Estudos sobre Educação, 28(1), 201-219. Link

Reisinger, Y. (2009). International Tourism: cultures and behavior. Oxford, UK: Elsevier.

Santa Cruz, G., & López-Guzmán, T. (2017). Culture, Tourism and World Heritage Sites. Tourism Management Perspectives, 24(2) 111- 116. Link

Sardinha, J. A. (2010). A Origem do Fado. Tradisom.

Timothy D. J., & Boyd, S. W. (2006). Heritage tourism in the 21th century: Valued traditions and new perspectives. Jornal of Heritage Tourism, 1(1), 1-16. Link

Timpanas. (2020). Timpanas: Fado & Food Group. Link

Turismo de Lisboa - Observatório de Lisboa. (2018). Inquérito motivacional à cidade de Lisboa - 2018. Gabinete de estudos e estatística do Turismo de Lisboa. Link

Unesco (2003). The Convention for the Safeguarding of Intangible Cultural Heritage. Paris: Unesco.

Unesco (2017). Re-shaping cultural policies: advancing creativity for development: Advancing creativity for development. Paris: Unesco.

Unwto, Republic Turkey Ministry Culture and Tourism, Unesco (2018). Istanbul Declaration on Tourism and Culture: For the Benefit of All. Turkey, 3-5 December.  Link

Unwto/Unesco (2019). 4th Unwto/Unesco World Conference on Tourism and Culture: Investing in future generations. Kyoto, Japan, 12-13 December. Link

Urry, J. (1990). The Tourist Gaze: Leisure and Travel in contemporary societies. London: Sage.

Wang, N. (1999). Rethinking authenticity in tourism experience. Annals of Tourism Research, 26(2), 349-370. Link

WTTC (2018). City Travel & Tourism Impact. WTTC. Link

 

PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 28 ABR 20 Aceito: 22 DEZ 20.

 

Biografía del autor/a

Cláudia Helena Henriques, Ualg

Cláudia Helena Henriques - Doutora. Professora na Universidade do Algarve e Investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, Faro, Portugal. Currículo: https://www.researchgate.net/profile/Claudia-Henriques-3 E-mail: chenri@ualg.pt

Joao Albino

João Albino Silva – Doutor. Professor na Universidade do Algarve e Investigador do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, Faro, Portugal. Currículo: https://www.researchgate.net/profile/Joao-Silva-39 E-mail: jsilva@ualg.pt

Miriam de Oliveira Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Miriam de Oliveira Santos - Doutora. Professora e Investigadora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, Universidade do Algarve, Faro, Portugal. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6150444010498123 E-mail: mirsantos@uol.com.br

Publicado

2021-04-28

Cómo citar

Henriques, C. H., Albino, J., & Santos, M. de O. (2021). [Seção Especial: Turismo em Portugal] Casas de Fado de Lisboa: Entre Autenticidade e Turistificação / Fado Houses of Lisbon: Between Authenticity and Touristification. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 13(2). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8414