Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil
Palabras clave:
Turismo, Tourism, Cinema, Atratividade Turística, Tourist Attractiveness, Garibaldi-RS, Brasil, Brazil.Resumen
RESUMO
O objetivo do artigo é discutir a relação entre cinema e turismo, tendo como lócus de análise o município de Garibaldi, localizado na Serra Gaúcha no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em termos teóricos, envolve uma abordagem transdisciplinar, com estudos em Turismo e Comunicação. A metodologia é constituída de uma revisão bibliográfica para abordagem conceitual da temática e identificação das locações contidas nas obras audiovisuais. Em termos de resultados, torna-se possível apontar o cinema como um significativo recurso capaz de promover e divulgar as destinações turísticas. No caso de Garibaldi, as produções cinematográficas, tem representado um diferencial estratégico em seu posicionamento, contribuindo para reafirmar a vocação turística e cinematográfica da região. A criação da Garibaldi Film Commission e da rota cinematografia ‘Garibaldi uma Cidade de Cinema’, estão entre as ações adotadas no intuito de captar produções e diversificar o setor turístico. Ademais, os lugares utilizados como cenários, permitem apontar para a promoção dos atrativos históricos e culturais da região.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Cinema; Atratividade Turística; Garibaldi-RS, Brasil.
ABSTRACT
This paper aims to discuss the relationship between cinema and tourism, taking as its analysis the municipality of Garibaldi, located in Serra Gaúcha [Rio Grande do Sul, Brazil]. Theoretically, it’s a transdisciplinary approach Tourism – Communication with a literature review to approach the theme and to identify locations contained in audiovisual works. It’s possible to point movies as a resource to promote and disseminate tourist destinations. The cinematographic productions that take place in Garibaldi represent a differential strategy to reaffirm the region's vocation to tourism and cinematography. The Garibaldi Film Commission and the cinematography route ‘Garibaldi a cinematography city’ are strategic to capture productions and to diversify the local tourism. In addition, the places used as sceneries can be directed to promote historical and cultural attractions in the region.
KEYWORDS
Tourism; Cinema; Audiovisual; Communication; Garibaldi-RS, Brazil.
AUTORIA
Vanilson Pereira Silveira – Mestre. Professor na Fundação Universidade Rio Grande, Santa Vitória do Palmar-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2136-9184. E-mail: vanilson.silveira@gmail.com
Maria Luiza Cardinale Baptista – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7096-1160 E-mail: mlcbaptista@ucs.br
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 26 ABR 19; Aceito: 15 SET 20
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