Estudos sobre Gestão de Crises no Turismo: Abordagens e Contextos / Studies on Crisis Management in Tourism: Approaches and Contexts
Palabras clave:
Turismo. Tourism. Gestão de Crises. Crisis Management. Produção Científica. Bibliographic research.Resumen
RESUMO
O turismo é uma atividade econômica bastante sensível a alterações situacionais, como por exemplo, oscilações cambiais e instabilidades sazonais da demanda. Por esta razão, está vulnerável a diversos tipos de crises, que podem trazer efeitos negativos para as destinações e organizações que atuem na oferta de produtos e serviços envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. A vulnerabilidade exige uma gestão voltada para a proteção, enfrentamento ou mitigação de crises. O presente estudo tem como objetivo mapear a temática de gestão de crises nas publicações de Turismo. Trata-se, assim, de uma pesquisa de natureza exploratória e bibliográfica, sendo selecionadas publicações nos periódicos estrangeiros Tourism Management e Annals of Tourism Research; e nos nacionais Turismo em Análise, Turismo - Visão e Ação, Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, RBTUR, Turismo Contemporâneo, Ecoturismo e Revista Eletrônica de Administração e Turismo, abrangendo o período de 2010 a 2017. Foi adotada uma abordagem de análise qualitativa das publicações selecionadas, por meio da análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias: <conceitos de crise>; <tipologia>; <processo de desenvolvimento> e <proposições de prevenção e combate>. Os resultados apontam que, com relação à gestão de crises voltadas para o turismo, as publicações analisadas abordam temas ligados a fatores climáticos, atentados e epidemias, sob o ponto de vista das destinações. Quanto às organizações, as pesquisas são restritas ao ramo de hotelaria. Com esta lacuna sugere-se o desenvolvimento de outros estudos, para com isso contribuir para um mercado carente de informações.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Gestão de Crises. Periódicos. Produção Científica.
ABSTRACT
Tourism is an economic activity that is very sensitive to situational changes, such as exchange rate fluctuations and seasonal demand instabilities, which is why it is vulnerable to several types of crises, which may have negative effects on the destinations and organizations involved in the supply of products and services directly or indirectly involved with this activity. This vulnerability requires management focused on the protection, coping or mitigation of crises. The present study aims to map the issue of crisis management in tourism publications. This is a research of an exploratory and bibliographic nature, with the international publications of the periodicals: Tourism Management and Annals of Tourism Research and the national publications of the periodicals: Turismo em Análise, Turismo - Visão e Ação, Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, RBTUR, Turismo Contemporâneo, Ecoturismo e Revista Eletrônica de Administração e Turismo, covering the period of 2010 to 2017. An approach of qualitative analysis of these publications was adopted, through content analysis, from the following categories: concepts used for the crisis; typology; description of its development process and proposals for prevention and combat. The results show that, in relation to tourism crisis management, the publications analyzed address issues related to climatic factors, attacks and hotel industry. This gap suggests the development of studies and thus contribute to a market lacking information.
KEYWORDS
Tourism. Crisis Management. Bibliographic research.
AUTORIA
Ana Luiza de Albuquerque Tito – Mestra pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1220580575196043. E-mail: analuiza.tito@hotmail.com
Maria Valéria Pereira de Araújo – Doutora. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9227834040889428. E-mail: valeriaaraujoufrn@gmail.com
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 14 FEV 2018; Avaliado:MAR; Aceito: 15 AG 2018
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