Food Trucks e as Práticas Adotadas por Produtores na Etapa de Pré-Evento / Food Trucks and Practices Adopted by Producers in Pre-Event Stage
Palabras clave:
Gastronomia. Gastronomy. Food Trucks. Eventos. Events. Curitiba-PR, Brasil. BrazilResumen
RESUMO
No presente artigo busca-se identificar e analisar as etapas e práticas que antecedem a comercialização de alimentos por food trucks em eventos gastronômicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, de forma presencial, com cinco empreendedores de Curitiba-PR, sendo esta a primeira capital do sul do Brasil a legislar sobre a atividade. Os resultados apontam que as etapas podem ser divididas em: (1) compra de insumos, (2) preparo dos alimentos, (3) estimativa e (4) situações de criatividade/adaptação. As duas primeiras ocorrem de forma complementar e podem ter início no dia anterior, no mesmo dia ou na semana que antecede o evento. As duas últimas também são complementares, haja vista que a estimativa inclui o cálculo correto e/ou aproximado do número de refeições que deverão ser elaboradas para comercialização e que, em caso de erro, submete os truckeiros a situações de adaptação e criatividade para elaboração de novas configurações de lanches com os ingredientes e insumos disponíveis.
PALAVRAS-CHAVE
Gastronomia. Food Trucks. Eventos. Curitiba-PR, Brasil.
ABSTRACT
In this paper we identify and analyze the stages and practices that precede the food commercialization by food trucks in gastronomic events. For that, we conducted semi-structured interviews with five entrepreneurs from Curitiba-PR, being the first capital of southern Brazil to legislate the activity. The results indicate that the steps can be divided into: (1) purchase of ingredients\inputs, (2) food preparation, (3) estimation and (4) creativity / adaptation situations. The first two occur in a complementary way and may start the day before, the same day or the week before the event. The last two are also complementary, since the estimate includes the correct and / or approximate calculation of the number of meals that should be prepared for commercialization and that, in case of an error, induce the merchants to situations of adaptation and creativity for the elaboration of new snack settings with the ingredients and supplies available.
KEY WORDS
Gastronomy. Food Trucks. Events. Curitiba-PR, Brazil.
AUTORAS
Krisciê Pertile Perini – Mestra. Doutoranda em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5658444784524271. E-mail: krisciepertile@gmail.com
Julia Silvia Guivant - Doutora. Professora na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC., Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3922194310458867. E-mail: juliaguivant@gmail.com
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 27 DEZ 2017. Avaliado: FEV-ABR; OUT-NOV. Aceito: 29 OUT 2018.
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