Gestão Ambiental, Turismo Sustentável e Produção Orgânica: Tripé de Êxito em Organização do Sul do Brasil / Environmental Management, Sustainable Tourism and Organic Production: A Successful Combination in an Organization in South Brazil
Palabras clave:
Turismo Sustentável. Sustainable Tourism. Gestão Ambiental. Environmental Management. Produção Orgânica. Organic Production. Garibaldi, RS, Brasil. Brazil.Resumen
O objetivo desse artigo é identificar práticas de gestão ambiental em uma organização que produz suco de uva orgânico, e busca agregar o turismo como diferencial competitivo e sustentável. Para isso, o método utilizado para esse estudo foi o exploratório descritivo com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando triangulação de dados, conforme as especificidades de Yin (2010). Entre os principais resultados, observou-se que por ser uma empresa voltada para a produção orgânica, ela já possui uma cultura focada na sustentabilidade e adota práticas de gestão ambiental. Entretanto com relação à atividade turística, apesar de ter um grande potencial de crescimento dentro da organização, a mesma precisa ser planejada corretamente, a fim de evitar possíveis impactos indesejáveis. Nesse sentido, acredita-se que através da gestão ambiental, é possível realizar atividades voltadas ao turismo, como forma de disseminação e agregação de benefícios para todos os envolvidos.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo Sustentável. Gestão Ambiental. Produção Orgânica. Garibaldi, RS, Brasil.
ABSTRACT
The objective of this article is to identify environmental management practices in an organization that produces organic grape juice and seeks to aggregate tourism as a competitive and sustainable differential. For this the method used for this study was the descriptive exploratory with a qualitative approach through a case study using data triangulation according the specificities of Yin (2010). Among the main results it was observed that because it is a company focused on organic production it already has a culture focused on sustainability and adopts environmental management practices. However, despite the tourism has a great potential for growth inside the organization it must be planned correctly in order to avoid possible undesirable impacts. In this sense it is believed that through environmental management it is possible to carry out activities focused on touris as a way of disseminating and aggregating benefits for all involved.
KEYWORD
Sustainable Tourism. Environmental Management. Organic Production. Garbaldi, RS, Brasil.
AUTORES
Camila Fagundes – Mestra em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3692997949794700 E-mail: cfagundes.adm@gmail.com
Dusan Schreiber – Doutor. Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5088882022022801 E-mail: dusan@feevale.br
Mary Sandra Guerra Ashton – Doutora. Professora e pesquisadora no Mestrado em Indústria Criativa, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7976259576722028 E-mail: marysga@feevale.br
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 11 JUL 2017; Avaliado: JUL – OUT; Aceito: 4 JAN 2018
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