A Imagem do Destino Turístico: O Caso de Oeiras, Piauí, Brasil / Tourist Destination’ Image: The Case Oeiras, Piauí, Brazil.

Autores/as

  • Nívia Maria Barros Vieira Santos Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Luiz Carlos da Silva Flôres Univali
  • Pablo Flôres Limberger

Palabras clave:

Turismo.Tourism. Marketing. Destino Turístico. Tourist Destination. Imagem turística. Touristic Image. Oeiras, Piauí, Brazil

Resumen

Este estudo analisa a imagem de Oeiras, Piauí, Brasil, como destino turístico, na perspectiva de turistas e da comunidade receptora. Busca identificar os produtos locais mais atrativos, além de verificar correlações e divergências entre as imagens produzidas por aqueles atores. Para atender aos objetivos, adotou-se uma abordagem quantitativa para reconhecer a[s] imagem[ns] que moradores e turistas têm da cidade, de forma a propiciar sua promoção, enquanto destino turístico. Foi utilizada amostragem não probabilística por conveniência, totalizando uma amostra de 328 indivíduos, sendo 138 moradores e 190 turistas. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário estruturado, e analisados através de procedimentos estatísticos descritivos e multivariados. Verificou-se que a cidade de Oeiras tem sua imagem associada a um destino turístico cultural e religioso em decorrência, principalmente, da relação subjetiva/afetiva existente entre moradores e turistas.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo. Marketing. Destino Turístico. Imagem turística. Oeiras, Piauí, Brasil

ABSTRACT

In this study we analyzed the image of Oeiras [a tourist destination], in the perspective of tourists and the host community, in order to identify their most attractive tourism products, and correlations and divergences in the images produced by those actors. To meet the objectives we adopted a quantitative approach that could recognize local images. It was applied a non-probabilistic convenience sampling, a total sample of 328 individuals, 138 residents and 190 tourists. We obtained data by applying a structured questionnaire with data analysis by descriptive statistical procedures and multivariate. It was found, that the city of Oeiras has its image associated with a cultural tourist destination (architectural) and religious, mainly due to the subjective relationship / affective existing between locals and tourists.

KEYWORDS

Tourism. Marketing. Tourist destination. Touristic Image. Oeiras, Piauí, Brazil

AUTORES

Nívia Maria Barros Vieira Santos – Mestre. Professora do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Maranhão, São João dos Patos, Maranhão, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9620820675444210  E-mail: nivia.santos@ifma.edu.br

Luiz Carlos da Silva Flôres – Doutor. Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil.  Currículo:  http://lattes.cnpq.br/7475083040381574 E-mail: luiz.flores@univali.br

Pablo Flôres Limberger - Doutor. Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3893934127523780 E-mail: pablofl@univali.br

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 20 MAR 2017; Avaliado: ABR-MAI; Revisões: AGO; Aceito: 72 DEZ 2017

Biografía del autor/a

Nívia Maria Barros Vieira Santos, Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Mestre em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2015)

Professora do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Luiz Carlos da Silva Flôres, Univali

Pós-doutor em Turismo pela Universidade do Algarve – UALG, Portugal (2014)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2005)

Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Grupo de Pesquisa de Hotelaria, Gastronomia e Serviços Turísticos - UNIVALI

Publicado

2018-04-10

Cómo citar

Santos, N. M. B. V., Flôres, L. C. da S., & Limberger, P. F. (2018). A Imagem do Destino Turístico: O Caso de Oeiras, Piauí, Brasil / Tourist Destination’ Image: The Case Oeiras, Piauí, Brazil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 10(2). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5128