A Linha de Cascais: Inovação Turística e Ferroviária Portuguesa / Cascais Coastline: Portuguese Tourist and Railway Innovation

Autores/as

  • Joana Paulino Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Palabras clave:

Turismo. Tourism. História do Turismo. Tourism History. Linha de Cascais. Cascais Coastline. Fausto de Figueiredo. Cascais. Portugal.

Resumen

RESUMO

Este estudo pretende demonstrar o carácter inovador e modernizador da linha costeira portuguesa, que vai do centro de Lisboa à Cascais. Neste contexto, os conceitos de <inovação> e <modernização> estão associados a duas iniciativas, lideradas pelo empresário Fausto Cardoso de Figueiredo [1880-1950] e desenvolvidas durante o início do século XX: o luxuoso Parque Estoril e a eletrificação da Linha de Cascais [1926]. O objetivo é duplo. Por um lado, revelar a ideologia subjacente ao Parque Estoril e a construção deste resort de cariz internacional que, durante a II Guerra Mundial [1939-1945], acolheu monarcas exilados e espiões. Por outro lado, analisar a modernização do caminho-de-ferro de Cascais, pioneiro em Portugal na transição da tração a vapor para a eletricidade. A linha costeira de Cascais é, assim, um exemplo claro da relação simbiótica entre o turismo e as vias-férreas, aliado à visão progressista, maleabilidade e influência do empresário Fausto de Figueiredo na sociedade do seu tempo.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo. História do Turismo. Linha de Cascais. Fausto de Figueiredo. Cascais, Portugal.

ABSTRACT

This study aims to show the innovative and modernising character of the Portuguese coastline that goes from the centre of Lisbon to Cascais. In this context, the concepts of <innovation> and <modernisation> are related to two initiatives, led by the businessman Fausto Cardoso de Figueiredo [1880-1950] and developed during the beginning of the 20th century: the Parque Estoril resort and the electrification of Cascais railway [1926]. There is a double goal. On one hand, we want to show the ideology behind Parque Estoril and the construction of this international resort that, during the Second World War [1939-1945], welcomed exiled monarchs and spies. On the other hand, we want to analyse the Cascais railway modernisation - the change from the steam power to the electricity one -  which was pioneer within the Portuguese context. Cascais Coastline is a clear example of the symbiotic relationship between tourism and railways. It was clearly understood by the progressive vision, malleability and influence of the businessman Fausto de Figueiredo.

KEYWORDS

Tourism. Tourism History. Cascais Coastline. Fausto de Figueiredo. Cascais. Portugal.

AUTOR

Joana Vieira Paulino – Mestre. Investigadora no Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. Currículo: https://fcsh-unl.academia.edu/JoanaPaulino. E-mail: joana_paulino40@hotmail.com

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido 14 FEV 2017; Avaliado: MAR-ABR; Revisões: MAI-JUN; SET-NOV; Aceite: 2 JAN 2018

 

 

 

Biografía del autor/a

Joana Paulino, Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Joana Paulino é licenciada e mestre em História, com especialização em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nesta última etapa, elaborou a dissertação intitulada A linha de Cascais: construção e modernização. Reflexos no turismo e no processo de suburbanização da cidade de Lisboa (2012). Tendo apresentado a mesma a concurso, venceu a 1ª edição do Prémio História de Cascais - Ferreira de Andrade, atribuído pela Câmara Municipal de Cascais (2015). A mesma dissertação deu ainda origem a múltiplas comunicações em encontros nacionais e internacionais, e artigos em atas e revistas com arbitragem científica, tais como a revista Ler História e a Revista de História da Sociedade e da Cultura.

                  Foi Bolseira de Iniciação Científica e Bolseira de Investigação em projetos do Instituto de História Contemporânea e no Centro d’Aquém de d’Além-Mar (FCSH/NOVA). Teve ainda uma Bolsa de Iniciação Científica num projeto desenvolvido no Centro de Estudos de História Contemporânea (ISCTE-IUL).

                  Atualmente frequenta o Doutoramento em História, especialização em História Contemporânea, na mesma instituição, tendo-lhe sido atribuída uma Bolsa de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Ref.: SFRH/BD/112019/2015) para elaboração da tese intitulada O abandono infantil em Lisboa, antes e depois da extinção da roda dos expostos (1850-1910). No âmbito deste estudo de cariz social, de mentalidades e regional já realizou comunicações, possui artigos publicados em atas e ganhou o 3º Prémio de Jovens Investigadores da Associação de Demografia Histórica (2016).

Publicado

2018-07-09

Cómo citar

Paulino, J. (2018). A Linha de Cascais: Inovação Turística e Ferroviária Portuguesa / Cascais Coastline: Portuguese Tourist and Railway Innovation. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 10(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5040