Cartografias Imaginativas do Brasil nas Brochuras Turísticas Portuguesas e Espanholas. 2012-2013 e 2014-2015 / Imaginative Cartographies of Brazil in Portuguese and Spanish Tourist Brochures. 2012-2013 and 2014-2015
Palabras clave:
Turismo. Tourism. Imaginativas. Imaginative. Brochuras Turísticas, Tourist Brochures. Brasil. BrazilResumen
O conjunto de narrativas utilizadas na representação do Brasil faz parte das relações construídas ao longo de séculos. Com base nas brochuras turísticas recolhidas nas operadoras de viagens portuguesas e espanholas, verifica-se que o Brasil é representado a partir de três geografias ou cartografias imaginativas distintas: natural-rural, cultural urbana e, ainda, uma vertente social humana. Além disso, cada uma das cartografias fornece um conjunto de referências responsável pela caracterização dos destinos. Considerando a importância da realização de estudos sobre a imagem do Brasil e a relevância da temática relativa à representação do “outro”, estabelecida pelo turismo, este artigo tem como objetivo investigar a representação do Brasil a partir do conteúdo textual das brochuras de promoção turística em Portugal e Espanha, nas temporadas 2012-2013 e 2014-2015.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Imaginativas. Brochuras Turísticas. Brasil.
ABSTRACT
The narratives used in the representation of Brazil are part of the relationships built up throughout the centuries. Based on tourist brochures in Portuguese and Spanish collected in tour operators, Brazil is represented by three different geographical spaces or imaginative cartographies: natural/rural, urban/cultural and, also, a human social dimension. In addition, each of these spaces provides a set of references responsible for the characterization of destinations. Considering the importance of studies on Brazil's image as well as the relevance of the theme relative to the representation of the "other", established by tourism, this article aims to investigate the representation of Brazil focusing on the textual content of the tourism promotion brochures distributed in Portugal and Spain in the seasons 2012/2013 and 2014/2015.
KEY WORDS
Tourism. Imaginative. Tourist Brochures. Brazil
AUTORES
Lélian P. de Oliveira Silveira – Doutora. Professora no Curso de Gestão de Turismo no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sykow Da Fonseca (CEFET-RJ), Petrópolis, RJ, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3586443372650590 E-mail: lelian.silveira@hotmail.com
Maria Manuel Baptista – Doutora. Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal. Currículo: http://www.lasics.uminho.pt/lusofonia2013/wp-content/uploads/2013/03/Maria-Manuel-Baptista_cv.pdf. E-mail: mbaptista@ua.pt
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 06 DEZ 2016;
Avaliado MAI-JUL 2017
Revisões: AGO-NOV.
Aceite: 02 JAN 2018
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