A Imagem da Praia Brava, Itajaí-SC: Percepção de Visitantes e Residentes / Image Brava Beach, Itajai-SC: Visitors and Residents Perception
Palabras clave:
Imagem de destino turístico, Destino turístico, Turistas e residentes, Praia Brava – Itajaí/SC/BRResumen
A imagem do destino turístico é um fator importante para a gestão e da sustentabilidade do local, talvez por isso, nos últimos anos os estudos e pesquisas sobre o tema tenha crescido vertiginosamente, incluindo ainda a participação dos residentes. O objetivo geral deste artigo foi de analisar a imagem da Praia Brava, Itajaí, SC, na percepção dos moradores e visitantes. A Praia Brava atrai turistas nacionais - de todas as regiões do Brasil -, e estrangeiros, devido a beleza natural e a possibilidade de prática de esportes radicais como o surf, voo livre, entre outros. Foi utilizado tipologia de pesquisa descritiva, com corte transversal, delineamento quantitativo e procedimentos de levantamento. Foram aplicados questionários a uma amostra de 176 sujeitos, entre visitantes e residentes. A análise dos dados envolveu testes de análise de confiabilidade, estatística descritiva, análise de correlação, e do teste de Fisher, através do software estatístico Sphinx Plus. Pode-se afirmar que os visitantes e residentes demonstraram estarem satisfeitos, porém com uma imagem linear regular da praia quanto a infraestrutura, aspectos funcionais, promoção de eventos e atrações naturais. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Imagem de destino. Turistas e residentes. Praia Brava, Itajaí, SC. Brasil
The image of the tourist destination is an important factor for the management and local sustainability, so maybe, in recent years the studies and research on the subject has grown dramatically, even including the participation of residents. So the purpose of this article was to analyze the image of Praia Brava - Itajaí / SC, in the perception of residents and visitors. Praia Brava attracts domestic tourists - from all regions of Brazil - and international due to natural beauty and the possibility of extreme sports such as surfing, free flights and more. It used type of descriptive, cross-sectional, quantitative design and survey procedures. Questionnaires were applied to a sample of 176 elements, among visitors and residents. Data analysis involved reliability analysis tests, descriptive statistics, correlation analysis, and Fisher test, through the Sphinx Plus statistical software. It can be said that visitors and residents showed they were satisfied, but with a regular linear image of the beach as infrastructure, functional, promoting events and natural attractions. KEYWORDS: Tourism. Destination image. Tourists and residents. Praia Brava, Itajaí, SC, Brazil.
Luiz Carlos da Silva Flores – Doutor. Professor e Pesquisador do Programa de Pósgraduação em Turismo e Hotelaria, da Universidade Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, SC, Brasil, Currículo: http://lattes.cnpq.br/7475083040381574 E-mail: luiz.flores@univali.br
Raquel Oliveira de Mattos da Silva Flores – Especialista. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9911610933792325. E-mail: raquelmf@terra.com.br
Carlos Marcelo Ardigó - Doutor. Professor e Pesquisador do Programa de Pósgraduação em Turismo e Hotelaria, da Universidade Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, SC, Brasil, Currículo: http://lattes.cnpq.br/2125766582707196 E-mail: ardigo@univali.br
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).