Semanas de Moda e o Turismo de Eventos no Brasil / Fashion Weeks and Events Tourism in Brazil

Autores/as

  • Priscila Medeiros Camelo Universidade Estadual do Ceará
  • Ewerton Reubens Coelho-Costa Universidade Estadual do Ceará

Palabras clave:

Moda, Turismo, Semanas de moda

Resumen

O turismo de eventos destaca-se, no Brasil, como segmento em ascensão, proporcionando benefícios sociais e econômicos, uma vez que contribui para o aumento do fluxo de turistas na baixa estação. Ainda, gera renda, divulga a imagem do destino turístico, proporciona a propaganda boca a boca e estimula melhoria da infraestrutura, beneficiando turistas e residentes. O Brasil, com imensa riqueza e diversidade cultural, é um importante polo de moda e por isso realiza eventos de moda periódicos e relevantes.  Nesse contexto, este artigo discorre sobre as semanas de moda como atrativos turísticos, com o objetivo de averiguar sua contribuição para o fortalecimento do turismo de eventos. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com base em revisão da literatura, relativa à segmentação turística, eventos, turismo de eventos e moda, pesquisa documental e de campo. De acordo com os achados da pesquisa, conclui-se que a realização das semanas de moda incentiva a vinda de turistas de diversos estados do país para a cidade sede, como também de visitantes estrangeiros, movimentando a cadeia produtiva da moda e do turismo. PALAVRAS-CHAVE Turismo. Turismo de Eventos. Moda. Semanas de Moda.

The event tourism stands out in Brazil, as a segment on the rise. It provide social and economic benefits, and increase the flow of tourists in low season, generates income, discloses the image of the tourist destination, provides propaganda and stimulates improvement of infrastructure, benefiting tourists and residents. Brazilian cultural diversity promotes important major fashion hub and therefore carries out periodic and relevant fashion events. In this context, the article discusses the fashion weeks as tourist attractions, in order to ascertain the contribution of fashion weeks in strengthening event tourism. The exploratory study of qualitative approach was based on a literature review on the tourist segmentation, events, fashion events and tourism, desk and field research. According to the research findings, it has concluded that fashion weeks encourage arrival of national foreign visitors, moving the production chain of fashion and tourism in Brazil. KEYWORDS Tourism. Fashion. Events Tourism. Fashion Week’s.

 

 Priscila Medeiros Camelo – Mestre, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4940703532638662. E-mail: priscilamedeirosc@gmail.com

Ewerton Reubens Coelho-Costa – Mestre, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2286435172070223. E-mail: ewertonreubens@hotmail.com

 

Biografía del autor/a

Priscila Medeiros Camelo, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará; MBA em Gestão e Marketing Internacional Devry Brazil (FANOR); Especialização em Gestão e Estratégia Empresarial; Graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará.

Ewerton Reubens Coelho-Costa, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará; Graduação em Gestão de Turismo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará; Formador de Gestores das Políticas Públicas do Turismo pelo MTUR / UFSC. 

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Camelo, P. M., & Coelho-Costa, E. R. (2016). Semanas de Moda e o Turismo de Eventos no Brasil / Fashion Weeks and Events Tourism in Brazil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 8(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4053