Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventos

Autores/as

  • Tiago Savi Mondo Universidade do Estado de Santa catarina
  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumen

O objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição dos eventos na captação de clientes em meios de hospedagem (MH) de Santa Catarina, com base na percepção dos seus gestores. Caracteriza-se como de abordagem qualitativa exploratória e quantitativa descritiva. A amostra foi composta por 13 MH para a etapa qualitativa, onde foram realizadas entrevistas em profundidade e 54 MH para a quantitativa com os quais foram aplicados questionários online. Os principais resultados demonstram que o apoio a eventos realizados na cidade não influencia de maneira acentuada a captação de clientes. A participação em eventos do trade foi tida como uma ação de relacionamento, onde a captação de clientes é secundária. A captação de eventos para realização no hotel foi tida como a ação mais influente para o aumento da ocupação e das receitas no setor de alimentos de bebidas. Verificou-se que os eventos configuram-se como ação estratégia da comunicação de marketing para a captação de clientes.

Biografía del autor/a

Tiago Savi Mondo, Universidade do Estado de Santa catarina

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gerenciamento de projetos pela FGV-SC. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como consultor de turismo e hotelaria. Possui publicações em revistas internacionais sobre a temática e dois capítulos de livro. Professor do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina CESUSC e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing GEPEM da UDESC. Áreas de pesquisa: Marketing Integrado, Marketing Turístico, Administração de Serviços, Gestão da Hospitalidade.

Jane Iara Pereira da Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina-ESAG.Membro fundador da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicas-FEPESE/UFSC.Membro fundador da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil-SC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, pesquisa de marketing, marketing de serviços, atendimento e vendas.

Publicado

2011-01-18

Cómo citar

Mondo, T. S., & Costa, J. I. P. da. (2011). Hotelaria em Santa Catarina: A contribuição dos eventos. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 2(1). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/397