Engenho do Sertão e a Educação Patrimonial na Dimensão Turística. Bombinhas, SC, Brasil / Engenho do Sertão and the Heritage Education in Touristic Dimension. Bombinhas, Santa Catarina, Brazil
Palabras clave:
, Educação patrimonial, turismo, museu, identidade cultural e valorização cultural.Resumen
Este artigo apresenta a percepção dos moradores sobre a educação patrimonial como desenvolvida no Museu Comunitário Engenho do Sertão, em Bombinhas, Santa Catarina, em termos de valorização e construção da identidade cultural do local. Para tal desenvolveu-se pesquisa exploratória, com aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, junto à população de sete bairros da cidade, seguida de observações não estruturadas, para melhor leitura da realidade social e da educação patrimonial no Museu, assim como da relação da população com o patrimônio material e imaterial, e com o turismo local. O estudo demonstra que os serviços oferecidos pelo Museu Engenho do Sertão fortalecem os laços culturais e o sentimento de pertencimento, ao levar a comunidade ao melhor conhecimento de suas raízes culturais, sugerindo a futura promoção, nos períodos de baixa sazonalidade, do turismo cultural no município. Palavras-Chave:Turismo. Museu. Educação patrimonial. Bombinhas, Santa Catarina, Brasil
The article presents the perception of residents about heritage education as developed in the Community Museum Engenho do Sertão, in Bombinhas, Santa Catarina, in terms of recovery and construction of cultural identity of the place. It was developed exploratory research with the population of seven districts of the city, with questionnaires with open and closed questions, and observations unstructured, for better reading social reality and heritage education at the Museum, as well as the population's relationship with the tangible and intangible heritage, and local tourism. The study demonstrates that the services offered by Engenho do Sertão Museum strengthen cultural ties and a sense of belonging, on bring the community to the best knowledge of their cultural roots, suggesting the future promotion, during the low seasonality of cultural tourism in the city. Keywords: Tourism. Museum. Heritage Education. Bombinhas, Santa Catarina, Brazil.
Luiz Ailil Vianna Martins - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajai. Professor do Instituto Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3926372945851987. E-mail: luizailil@hotmail.com
João Batista Ferreira Souza da Silva – Mestrando em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor do Instituto Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil. Curriculo: http://lattes.cnpq.br/3142988090234955. E-mail: jbfsilva@ifam.edu.br
Luciano Torres Tricárico – Doutor. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, SC, Brasil. Currículo; http://lattes.cnpq.br/9420174776726570. E-mail: tricarico@univali.br
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).