CAPOEIRA: Da senzala às Olimpíadas?
Resumen
Resumo: A partir de meados do século XX, há uma acelerada evolução da Capoeira. De prática de defesa e ataque, originada entre escravos negros no Brasil, passa a jogo atlético e de aprimoramento físico e mental, praticada inclusive por mulheres, sendo, ainda, um item constante em atividades turísticas. A presente análise apresenta como se deu o processo de “embranquecimento” e de valorização da Capoeira, expressas na existência de cerca de 5.500 academias (ou entidades com outras denominações) de Capoeira, além da existência de federações nacionais no Brasil, Argentina e Portugal.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).