Meios de Hospedagem e Inovação como Estratégia Competitiva: Uma Discussão Teórica com Base na Visão de Porter
Palabras clave:
Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter.Resumen
Este artigo tem como objetivo discutir teoricamente as estratégias competitivas nos meios de hospedagem, a partir da visão de Porter, destacando a inovação como uma forma de alcançar a vantagem competitiva neste setor. A metodologia aplicada neste estudo foi a da pesquisa bibliográfica tendo por base publicações específicas, a partir dos temas <estratégia competitiva>, <competitividade nos meios de hospedagem> e <inovação em meios de hospedagem>. Os resultados mostraram que os meios de hospedagem enfrentam uma competição acirrada e que a estratégia de diferenciação é a mais completa para atingir uma vantagem competitiva sustentável. A inovação pode ser um instrumento importante no alcance da vantagem competitiva, pois pode ser usada nas três estratégias genéricas de Porter e é capaz de gerar maior qualidade de atendimento pelo estabelecimento e melhoria na imagem da organização no mercado turístico. Palavras-chave: Meios de hospedagem. Serviços. Competitividade. Inovação. Visão de Porter.
Lodging Companies and Innovation as Competitive Strategy: A Theoretical Discussion Based on Porter´S Approach - This paper present a theoretical discussion about competitive strategies in lodging companies based on Porter's vision and emphasizing innovation to achieve competitive advantage in this industry. The methodology was the literature review from books and journals about <competitive strategy>, <competitiveness in lodging companies> and <innovation in lodging companies>. The results showed that the lodging companies deal with fierce competition and the differentiation strategy is the best choice to achieve a sustainable competitive advantage. Innovation could be an important tool to achieve competitive advantage if it is used in the three Porter´s generic strategies to generate higher quality of service, besides improving the organization's image in the touristic market. Keywords: Lodging companies. Service. Competitive. Innovation. Porter´s Approach.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).