The Obsession With Authenticity: Criticism To Dean MacCannell
Resumen
Recentemente, o campo do turismo tem enfatizado a indisciplina verificada nos estudos sobre a temática. Para alguns acadêmicos, essa foi e é a razão pela qual o turismo ainda não teria alcançado a maturidade exigida às disciplinas, para que sejam vistas como sérias. Paradoxalmente, um dos mais citados na área e pai da sociologia do turismo, parece ganhar mérito por isso. A obsessão de Dean MacCannell pela autenticidade e sua visão pejorativa do turismo, para ele uma simples atividade econômica, levou alguns estudos a conclusões equivocadas, que banalizaram o turismo nas últimas décadas. Sob este contexto, a revisão realizada neste ensaio não só expõe as contradições de MacCannell , mas também reconsidera as necessidades de proteção aos limiares, ou a dialética de fronteiras, impostas pelos Impérios. Em alguma medida, nossa tese é a de que a autenticidade encenada, trabalhada por MacCannell , baseia-se no velho etnocentrismo, que considera a Europa como uma cultura evoluída, cujo estilo refinado é corrompido, enquanto as culturas primitivas são vistas como primárias e puras, embora sem polimento. Esse preconceito cunhado pela antropologia do século XIX ainda persiste, na literatura sobre o turismo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).