Dossiê: Sambas e Turismos em Perspectiva Transdisciplinar
Turismos: Entre Sambas e Brasilidades
Palabras clave:
Turismo, Samba, Transdisciplinaridades, Dossiê, EditorialResumen
No gesto de preencher o meio-vazio dos estudos acadêmicos sobre os Sambas nos campos do Turismo, o Dossiê: Sambas e Turismos em Perspectiva Transdisciplinar traz 13 trabalhos, assim organizados: dez artigos; um ensaio; uma entrevista e um relato de experiência. São textos que abordam, além de aproximações com o Turismo, o Samba em suas interfaces com o patrimônio, com questões históricas e sociais. Mas, em comum e fundamentalmente, como manifestação maior da brasilidade.
Citas
Andrade, M. (2003) Pequena História da Música. Belo Horizonte: Itatiaia.
Assis, M. de. (1861, 29-12). Créditos extraordinários Scoevola - O Sr. Penna em missão - Cinna - O ano novo. Coluna Comentários da Semana (Crônicas), Diário do Rio de Janeiro. In: Obras completas de Machado de Assis. São Paulo: W.M. Jackson Inc., 1938. Link .
Costa, H. (2009). O Rio Negro no Carnaval. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, 6(1). https://doi.org/10.12957/tecap.2009.12167 .
Munanga, K. (2009). Origens africanas do Brasil contemporâneo: História, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global.
Neto, L. (2017). Uma História do Samba. V.I (As origens). São Paulo: Companhia das Letras.
Simas, L. A. (2022). Preenchendo o vazio. Revista Cult. Dossiê: O Samba mora na filosofia, 281. São Paulo: Bregantini.
Sodré, M. (1998). Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad.
Sodré, M. (2019). O Terreiro e a Cidade. A forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Mauad X.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).