O uso da Marca Seridó Geoparque Mundial da Unesco como fator de promoção turística

Autores/as

  • Idiamara Nascimento de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kennedy Kaufummam Costa Mafra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcelo da Silva Taveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18226/21789061.v16i3p462

Palabras clave:

Marca, Seridó Geoparque Mundial da Unesco, Promoção Turística, Parceiros Oficiais, Turismo

Resumen

O Seridó Geoparque Mundial da Unesco, Brasil, localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte, tem desenvolvido ações de educação, conservação e turismo aliadas ao desenvolvimento regional e práticas sustentáveis em seu território. O objetivo deste estudo foi compreender como a marca do Seridó Geoparque Mundial da Unesco Brasil é utilizada nas redes sociais. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo, interpretativo e explicativo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado à Diretoria Executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó. Constatou-se que o processo de criação da marca contempla os aspectos da bio, geodiversidade e da cultura do território, todos fatores identitários locais. Além disso, a utilização da Marca Seridó Geoparque é benéfica para os parceiros oficiais, uma vez que há maior credibilidade e confiabilidade, já que é necessário um protocolo para firmar essa parceria. Foi identificado ainda que as redes e mídias sociais utilizadas pelo Geoparque Seridó são Instagram, YouTube, site oficial, Facebook e Twitter. É nítido que o Instagram destaca-se perante as demais. Portanto, a marca do Geoparque em questão é observada como um fator de promoção turística, tanto no que se refere à sua importância para a localidade quanto para os parceiros oficiais.

Biografía del autor/a

Idiamara Nascimento de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra. Doutoranda em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Curriculo: http://lattes.cnpq.br/8329721305318369. E- mail: idiamaranf@gmail.com    

Kennedy Kaufummam Costa Mafra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel. Mestrando em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1690961627313321. E- mail: kennedymafra@usp.br

Marcelo da Silva Taveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3603092470145208. E- mail: marcelo.taveira@ufrn.br

Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7233203993967359. E- mail: mauro_alx@yahoo.com.br

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Publicado

2024-08-14

Cómo citar

Freitas, I. N. de, Mafra, K. K. C., Taveira, M. da S., & Alexandre, M. L. de O. (2024). O uso da Marca Seridó Geoparque Mundial da Unesco como fator de promoção turística. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 16(3). https://doi.org/10.18226/21789061.v16i3p462