“Eu Sambo do Lado de Todo Mundo!”
Entrevistas com Ivan Diego Feijó da Silva [Mestre Batata]
Palabras clave:
Cultura, Samba, Entrevista, Mestre de Bateria, Caxias do Sul-RS, BrasilResumen
Mestre Batata é reconhecido, por seus pares de ofício e aprendizes, como a melhor expressão da maneira de comandar, em termos artísticos e organizacionais, corpos percussivos na cidade de Caxias do Sul e na região turística da Serra Gaúcha. Esta entrevista compila uma série de conversas com Ivan Diego Feijó da Silva [Mestre Batata], trabalhador da indústria caxiense e Mestre de bateria de Escolas de Samba, realizadas para o documentário De que lado que tu samba? O rufar do Mestre Batata, do qual fui proponente, pesquisador, diretor e roteirista. A obra contou com recursos oriundos da Lei n 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, na área Memória e Patrimônio, do edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas [Fundação Marcopolo e Sedac-RS] no ano de 2021, no Estado do Rio Grande do Sul. Através do citado protagonista, o documentário buscou revelar nuances do samba local, a presença negra no espaço público, na memória coletiva e das suas respectivas organizações associativas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).