A Revitalização do Cais Mauá - Por uma Outra Possibilidade
Resumen
A revitalização do Cais Mauá vem sendo discutida desde o início dos anos 80 e, ao longo desses anos, diverso projetos não saíram do papel. Atualmente, o “Projeto Cais Mauá”, vencedor do Edital 2010 lançado pelo Estado do RS, está próximo de iniciar suas obras. Esse artigo inicia apresentando as principais etapas jurídico-administrativas até a assinatura do contrato entre Estado do Rio Grande do Sul e o Grupo Cais Mauá Brasil S.A; logo apresenta o projeto vencedor. A partir de uma pesquisa de campo utilizando-se do Método Etnográfico Urbano, mostra então as des(conexões) entre a área portuária a ser revitalizada e o entorno, desvelando um total de 8 Cenas, sendo a Cena 1 o Cais Mauá. Por fim, diante da principal crítica por nós apontada, o envio de apenas uma proposta de projeto para o Edital da Concorrência, apresentamos outra possibilidade para a revitalização do Cais Mauá, menos inspirado nos modelos globais e mais direcionado às necessidades locais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).