O Processo de Cocriação de Valor entre Associação de Turismo e seus Associados sob a perspectiva da gerência da Associação

Autores/as

Palabras clave:

Cocriação de Valor, Engajamento, Estudo de caso, Associação, Gerência

Resumen

A cocriação de valor é um conceito abrangente, que descreve a colaboração entre vários stakeholders para construir valor e gerar benefícios mútuos. Nesta pesquisa analisa-se como acontece o processo de cocriação de valor entre uma associação que promove turismo e seus associados. Especificamente, busca-se compreender como funcionam os principais antecedentes de cocriação de valor no turismo; quais os principais canais de interação que impulsionam a cocriação de valor entre associação e associados; e quais benefícios são gerados pela cocriação de valor. Para tal, fez-se um estudo de caso único com a maior instituição associativa da América Latina; entrevistou-se quatro gerentes da associação, e analisaram-se documentos internos como estatuto, atas e relatórios gerenciais. Algumas das principais contribuições foram: pessoas com alto ou baixo engajamento geram cocriação de valor, porém de formas diferentes; o conhecimento prévio é fundamental para que potenciais associados se associem; a qualidade no serviço é sentida com muita intensidade pelos associados, devido ao fato de que eles possuem uma relação mais próxima e íntima com a associação; e a relação e a confiança entre associação e associados gera um sentimento de pertencimento nos associados.

Biografía del autor/a

Thiago de Luca Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) / Professor

Doutor. Professor na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, Bragança Paulista, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9387863052688782. E-mail: thiago_delucka@hotmail.com

Anderson Antônio de Lima, FATEC/Professor

Doutorando em Administração, Uninove. Professor na Faculdade de Tecnologia, Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5585829243769748. E-mail: andersonantoniodelima@yahoo.com.br

Benny Kramer Costa, UNINOVE/Professor e USP/Professor

Doutor. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração, Uninove, São Paulo, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4524013741486821. E-mail: bennycosta@yahoo.com.br

Joana Rosa Carvalho

Doutoranda em Administração, ESPM, São Paulo, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2841046839254422.  E-mail: joana.cardosok@gmail.com

Publicado

2023-05-23

Cómo citar

Ribeiro, T. de L., Antônio de Lima, A., Kramer Costa, B., & Rosa Carvalho, J. (2023). O Processo de Cocriação de Valor entre Associação de Turismo e seus Associados sob a perspectiva da gerência da Associação. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 15(2). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/11724