A questão do Poder nos Estudos em Turismo:
Um quadro analítico a partir das contribuições da Economia Política do Poder
Palabras clave:
Turismo; Poder; Economia Política do Poder.Resumen
Assim como ocorre com as definições sobre poder em geral, no turismo, existem diferentes teorias que conceituam e analisam o poder. Esse ensaio teórico tem o objetivo de destacar as abordagens teóricas dos estudos sobre o poder no turismo e correlacioná-las à Economia Política do Poder (EPP) enfatizando suas possíveis contribuições para o avanço desse tema de estudo no turismo. Diante disso, espera-se responder as seguintes perguntas: de que maneira o tema do poder é abordado nos estudos em turismo? Existem outras contribuições que podem ser apontadas para aprofundar tais investigações? Por meio de pesquisas bibliográficas realizadas em livros e em artigos científicos publicados entre os anos 2000 e 2018, os estudos sobre poder foram identificados em três correntes principais: poder local, poder multidirecional e poder a partir de hábitos dos sujeitos em interação. A partir disso, A EPP traz profundidade a alguns conceitos e faz uma contribuição semântica, ao constatar conceitos e ressaltar elementos que permitem a definição de características fundamentais do poder.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).