A Institucionalização da participação no Planejamento do Turismo
Discussões a partir do caso de Petrolândia, Pernambuco [Brasil]
Palabras clave:
Planejamento turístico, Participação, Teoria Institucional, Petrolândia-PE, Conselho Municipal de TurismoResumen
Diante da complexidade da descentralização da atuação do Estado na condução do turismo, a participação política da sociedade é colocada positivamente nos processos de produção de políticas públicas. E os Conselhos Municipais de Turismo são a materialização desse contexto. No entanto, essa participação ainda precisa ser mais bem compreendida. Por isso, recorremos à teoria institucional sociológica para entender esses processos de maior ou menor institucionalização da participação. Assim, a pesquisa investigou a institucionalização da participação no planejamento do turismo em Petrolândia, Pernambuco [Brasil]. Realizamos uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa. Concluímos que a participação é uma condição muito mais imposta pela política nacional do que condicionada pela construção das relações e afinidades pessoais entre os indivíduos responsáveis pela sua condução local do turismo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).